Educação, tributação e gestão pública, ampliação do teto do Simples e fim do sublimite do ICMS e ISS, saúde, construção do hospital regional em Palhoça, turismo e infraestrutura foram os temas das reivindicações apontada na cartilha do Voz Única para a Grande Florianópolis entregue, na manhã desta sexta-feira (16/09), aos candidatos e candidatas da região.

A cartilha “Compromisso com SC vai além das Urnas”, foi elaborada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e fez parte do Road Show da 4ª edição da Voz Única. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Rodrigo Rossoni, destacou que a Voz Única tem como objetivo estimular o diálogo entre os candidatos e o setor produtivo. “Queremos abrir um canal com o sistema associativista e juntos construir uma sociedade mais digna para as pessoas viverem e mais próspera”.

Sérgio Rodrigues Alves, presidente da Facisc, apresentou com a Voz Única, dados sobre o Estado de Santa Catarina. Na visão do Presidente, a novidade desta edição será o monitoramento das propostas compartilhadas por região e a execução delas. ”A cereja do bolo desta edição é a criação de um aplicativo onde conseguiremos acompanhar e monitorar a evolução de cada um dos pleitos elencados no documento Voz Única”. Além disso, Sérgio salientou que mais da metade dos eleitores catarinenses ainda não escolheram seus representantes a 16 dias do pleito eleitoral, “50,2% do eleitorado não sabem em quem votar a 16 dias das eleições, isso pode mudar totalmente o rumo dos resultados que estão sendo previstos nas pesquisas”.

O evento contou com a presença de representantes das associações empresariais das cidades de Biguaçu, Bombinhas, Canelinha, Florianópolis, Itapema, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e Tijucas, além de doze candidatos: um vice-governador, uma deputada federal e dez deputados estaduais.

Pleitos da Região da Grande Florianópolis

Educação: Oferta descentralização de ensino técnico profissionalizante vinculado às vocações econômicas da regional;

Tributação e gestão pública: Ampliação do teto de simples e fim do sublimite do ICMS e ISS, deixando no mesmo limite do Simples Nacional, e desburocratização de processos e liberação de licenças;

Saúde: Construção de hospital regional em Palhoça;

Turismo: Alfandegamento em Porto Belo para o atracamento dos cruzeiros transatlânticos e aceleração no processo de privatização de gestão e operação dos centros de eventos estaduais;

Infraestrutura: conclusão do contorno viário de Florianópolis, duplicação da BR-282, melhoria e ampliação do sistema de transporte público na Grande Florianópolis.