Estado vai criar grupo de trabalho para reforçar segurança e prevenir incêndios
-
(Fotos: Divulgação)
O Governo do Estado de Santa Catarina vai criar um grupo de trabalho para aprimorar mecanismos de segurança e prevenção a incêndios em estabelecimentos abertos ao público. Em reunião no fim da tarde desta quarta-feira (30), o secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), Carlos Alberto Kita Xavier, se reuniram para tratar da criação e da participação do CREA no grupo de trabalho.
Na segunda-feira, Nelson Serpa já havia promovido encontro com o secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Marcos de Oliveira, para discutir o fortalecimento dos mecanismos de segurança em relação a locais abertos ao público localizados em Santa Catarina.
Além do Governo do Estado, Corpo de Bombeiros Militar e CREA, o grupo de trabalho também contará com a participação da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e da Abvesc (Associação dos Bombeiros Voluntários do Estado de Santa Catarina). “A atuação tem que ser preventiva, não apenas no âmbito de quem pode fiscalizar e punir. É preciso avaliar questões mais complexas como a utilização de materiais adequados, rigor nas normas de construção civil e profissionais capacitados para atuar no processo”, destacou o chefe da Casa Civil.
Os órgãos envolvidos já estão em fase de indicar representantes com experiência na área de segurança e prevenção a incêndios para a composição do grupo técnico. Além de contribuir para a revisão da legislação vigente, o grupo poderá atuar no reforço aos procedimentos de fiscalização no Estado, identificação de materiais adequados e menos inflamáveis na construção civil, capacitação de profissionais para atuar na área, entre outras ações.
Deixe seu comentário