Lei aguarda regulamentação para ser posta na prática por empresas e universidades.

Lançada em janeiro como uma conquista dos setores empresarial, acadêmico e governamental, a lei catarinense de inovação será o tema do próximo Almoço com Empreendedores, evento promovido pela SUCESU-SC, com o apoio das entidades ligadas ao CETIC-SC. A apresentação será realizada por um dos principais articuladores da aprovação e sanção da lei - o professor Diomário Queiroz, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina (FAPESC).

Durante o almoço, que será realizado no restaurante Lindacap, em Florianópolis, no dia 11 de março, o professor Diomário de Queiroz irá apresentar os principais benefícios que a lei oferece às empresas de tecnologia da informação e comunicação do Estado de Santa Catarina. A participação do Estado em fundos de aval, garantia ou investimentos, o incentivo à criação de núcleos de inovação tecnológica, a possibilidade da participação econômica de um pesquisador público nos ganhos resultantes de contratos de pesquisa, são alguns dos mecanismos destacados pelos empresários.

Para o presidente da Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações do Estado de Santa Catarina (SUCESU-SC), Heitor Blum S.Thiago, a lei deve dinamizar a relação entre universidades, institutos de pesquisa e setor produtivo. "A criação de empresas inovadoras e a transferência do resultado da pesquisa financiada pelo poder público para a indústria será um dos principais impactos da lei", destaca. S.Thiago esteve à frente do Conselho de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina (CETIC-SC) à época do início das discussões entre governo, entidades empresariais e universidades.

"A lei catarinense qualifica o Estado a atuar mais na execução do chamado PAC de Ciência e Tecnologia, do Governo Federal, que acena com recursos de R$ 41 bilhões", explica o presidente da FAPESC, Diomário Queiroz.

A presença no evento Almoço com Empreendedores pode ser confirmada pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (48) 3222 1344.