Audiência pública, realizada a pedido da senadora Ideli Salvatti, discutiu aporte de recursos para setor turístico em SC, com ênfase nas regiões Sul e Planalto Serrano
A pedido da senadora Ideli Salvatti, a Comissão de Turismo e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Décio Góes (PT), promveu, dia 03/03, audiência pública para discutir aporte de recursos para setor turístico em SC, com ênfase nas regiões Sul e Planalto Serrano.
A reunião foi realizada no Clube Congresso, em Laguna, cidade que registra uma duplicação de seu contingente populacional, na temporada de verão. ?Turismo é um assunto muito importante para Santa Catarina. É a principal alternativa de arrecadação para muitos municípios. Poucos lugares do mundo proporcionam tantas opções de turismo num mesmo local como Laguna?, observou Décio Góes.
Entre os encaminhamentos está o pedido de empenho aos governos federal e estadual na conclusão das obras dos acessos ao aeroporto de Correia Pinto. Também será criada uma dinâmica de debates entre as quatro associações de municípios da região para que, juntas, encontrem as soluções necessárias para garantir conforto, lazer e segurança não só aos visitantes, mas também à população fixa. ?Essas ações, com certeza, serão o ponto fundamental para o desenvolvimento da região?, completou.
Aposta
De 2003 a 2006, o governo federal, através do Ministério do Turismo, investiu cerca R$ 35 milhões em Santa Catarina. O dado foi apresentado pela proponente da audiência pública e, segundo acredita, confirma que o potencial turístico do estado está sendo ressaltado. ?Apostamos em Santa Catarina e, principalmente, nesta macro-região. Precisamos ofertar todas as opções aos nossos turistas e mostrar que na mesma região podem avistar baleias ou fazer turismo rural.?
A representante da Secretaria Estadual de Turismo, Elisa de Liz, afirmou que todos os municípios devem lutar juntos por melhorias da infra-estrutura turística das regiões Sul e Serrana. ?Santa Catarina é um estado muito diverso. Por isso temos muito que fazer. Todos os municípios devem agir em conjunto. Devemos estar unidos, independentemente de partidos. Só assim conseguiremos.?
De acordo com o deputado Reno Caramori (PP), a região precisa partir para uma realidade mais concreta. ?É preciso integrar o turismo. Globalizar. Fazer com que o homem da serra desça para o litoral e vice-versa. Mas temos que dar condições para que isso aconteça?, disse.
Ações
Recuperação do patrimônio histórico e qualificação profissional foram os pontos levantados pelo diretor do Ministério do Turismo, Diogo Demarco, que também participou do encontro. Segundo ele, as regiões Sul e Serrana catarinenses estão sendo beneficiadas com financiamentos para projetos que visam aprimorar o turismo da região. ?O Ministério oferece diversas linhas de crédito para projetos neste segmento. Estamos reformando vários casarios antigos, apoiando eventos e trabalhando com a sinalização turística?, exemplificou.
Demarco acrescentou que o turismo é o quinto item da pauta de recursos do governo federal, ou seja, responde 2,5% do PIB brasileiro. ?Ainda temos um longo e importante caminho a ser seguido. Queremos poder, cada vez mais investir num item que traz muito retorno para o país como o turismo?, completou.
O prefeito de Laguna, Célio Antônio (PT), disse que a principal reivindicação da região Sul continua sendo a conclusão das obras de duplicação da BR-101. A falta de divulgação da região pelo governo do Estado também foi mencionada. ?A BR-101, sem dúvida nenhuma, é o nosso principal problema. Além da falta de divulgação da região. Temos todo o tipo de turismo. Temos praias, serra, além do turismo histórico e cultural. Precisamos muito do apoio do governo estadual?, finalizou.
Deixe seu comentário