CREA/SC

Eleições Conselheiro Federal 2021: confira resultado extraoficial

No total, 3 788 profissionais - 11,3% dos eleitores aptos - do estado participaram da primeira eleição pela internet do Sistema, para escolher os conselheiros federais nos estados de SC, MT, MS, PI e RR, e o conselheiro federal, representante das instituições de ensino do grupo Agronomia. O pleito ocorreu das 8 às 19 horas desta quinta-feira, 11 de novembro. O resultado extraoficial elege a Chapa 1 - Evânio Ramos Nicoleit (titular) e André Luiz Grigolo (suplente) como conselheiros federais na modalidade elétrica, representando Santa Catarina no plenário do Confea.

A Chapa 1 foi eleita com 1 997 dos votos. Em segundo lugar, com 1 118 votos, Chapa 3 - Gilberto Martins Vaz (titular) e Luiz Roberto Nunes Glavam (suplente). Em terceiro lugar, com 451 votos, Chapa 4 - José Antônio Latrônico Filho (titular) e Raimundo Nonato Gonçalves Robert (suplente) e em quarto lugar a Chapa 2 - Thomaz Londero Moojen (titular) e Ronaldo Maurício Piroli Silva (suplente) com 143 votos. Foram registrados 79 votos em branco. Participaram das eleições em todo o país 6 151 profissionais. A apuração foi realizada após o encerramento das votações, no Plenário do Confea.

"A função do Conselheiro Federal é fundamental na tomada de decisões que impactam diretamente na vida dos profissionais, por isso, agradecemos aos que participaram do pleito, o primeiro 100% online. É uma satisfação vivenciar este grande avanço do Sistema, que facilita o acesso dos profissionais ao processo democrático. Aproveito para também parabenizar a Comissão Eleitoral Regional pelo trabalho realizado", destaca o presidente do Crea-SC, Eng. Civil e Seg. do Trabalho Carlos Alberto Kita Xavier.

A Coordenadora da CER-SC, Eng. Agr. Ângela Cristina Paviani ressalta a importante participação da Comissão e dos colaboradores designados para apoio ao processo eleitoral.

"Encerramos o dia de votação muito satisfeitos com o decorrer dos trabalhos, resultado da dedicação de uma equipe comprometida e que esteve durante todo o processo trabalhando para trazer transparência e agilidade nas eleições. Este é um momento histórico, uma reivindicação dos profissionais, a primeira eleição pela internet".

O resultado é extraoficial e a Comissão Eleitoral Federal (CEF) tem até o dia 16 de novembro para consolidar os dados e informações, encaminhando ao Plenário do Confea a proposta de homologação dos resultados das Eleições 2021, para os cargos de Conselheiros Federais e seus suplentes, representantes das modalidades e dos grupos/categorias, que exercerão mandato de 1º de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024. A homologação do resultado no Plenário do Confea tem data-limite até 19 de novembro. (Confira o calendário eleitoral)

No dia 22 de novembro, segunda-feira, a CEF divulga oficialmente o edital contendo os resultados homologados pelo Plenário do Confea.

Conselheiros Federais representantes das Instituições de Ensino Agronomia - Para conselheiro federal, representante das instituições de ensino do grupo Agronomia foi eleita extraoficialmente a Chapa 1 - Luiz Lucchesi (Titular) e Barbosa (Suplente).

O Plenário do Confea é composto por 18 Conselheiros Federais, representantes dos grupos profissionais e das instituições de ensino superior, eleitos nas Unidades Federativas, em forma de rodízio, e se renova anualmente pelo terço de seus membros, conforme disposto no art. 29, da Lei nº 5.194, de 1966. Esse rodízio é disciplinado por uma Tabela de Sucessividade de Estados e Modalidades, atualmente aprovada pela Decisão Plenária nº PL 2320/2019. No Sistema Confea/Crea e Mútua, as Eleições para o cargo de Conselheiro Federal são regulamentadas pela Resolução nº 1.114, de 2019.






logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br