Professor Miguel Zabalz, doutor em Psicologia e Pedagogia espanhol, alerta que educação no Brasil deve abandonar velhos valores

Investir em capital humano, muito mais do que em capital físico, deve ser a base da nova estratégia de desenvolvimento, segundo o administrador Jessé Torres, diretor e organizador do 5º Educasul, em Florianópolis. O mais importante evento da temporada sobre educação reúne até amanhã, sexta-feira (24), no CentroSul, mais de mil educadores de todas as regiões do Brasil em uma programação diversificada, iniciada quarta-feira (22), que contribui para a qualidade de ensino nas escolas brasileiras.

O professor Miguel Zabalza, doutor em Psicologia e Pedagogia pela Universidade Complutense de Madri (Espanha), alertou ontem que existem dois grandes obstáculos na educação no Brasil: o financeiro e o conceitual. Segundo ele, os próximos cinco anos são decisivos para o país abandonar os velhos valores educacionais que levam a criança a ir e voltar da escola sem estimulo e faz o professor indiferente aos problemas do aluno.

A educação, frisou o especialista, tem que preparar a criança social, física, intelectual e emocionalmente. Catedrático na Universidade de Santiago de Compostela, experiente em temas da educação infantil, desenvolvimento curricular, formação de professores e ensino universitário, Zabalza foi enfático ao dizer que se o sistema educacional não se transformar nos próximos anos, as futuras lideranças estarão comprometidas. Essa mudança, explicou, é o compartilhamento do respeito mútuo e confiança entre educadores e educandos.

Na saudação de abertura, o organizador e diretor do Educasul Jessé Torres conclamou a todos, “procedentes de diferentes lugares e espaços educativos, a assumirem um compromisso ético com a instituição a qual atuam”. É com imensa satisfação e orgulho que os acolhemos, e em especial aos conferencistas e palestrantes que conferem fundamentação, seriedade e respeitabilidade às nossas discussões, contribuindo de modo salutar para o avanço da produção teórico/prática e proporcionando um espaço de formação que se solidifica a cada ano, frisou ele.

FEIRA DO APRENDER

 

Várias empresas apostam no sucesso do Educasul e trouxeram seus produtos para a Feira do Aprender, que se realiza no interior do CentroSul. Dentre as participantes está o Objetivo – Sistema de Ensino, que acompanha o crescimento do Educasul desde a primeira edição. “Participamos desde quando o evento acontecia dentro da UFSC e sentimos a evolução ano a ano”, disse Marcelo Tadeu Ribeiro Francisco, assessor comercial de convênios do Objetivo. “E a prova de que acreditamos no congresso é a nossa presença constante”.

O encerramento do 5º Educasul será às 16h desta sexta-feira (24), com a palestra do filósofo e escritor Rubem Alves sobre “Educação e Ética”.