Faesc capacita produtores rurais para a emissão do documento

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) desenvolvem cursos em cinco regiões, neste mês de fevereiro. O intuito é qualificar produtores rurais, técnicos, funcionários e dirigentes sindicais para emissão da Guia de Trânsito Animal via internet (e-GTA).

“Santa Catarina é um dos primeiros Estados brasileiros a adotar o sistema de emissão eletrônica da Guia de Trânsito de Animais (e-GTA), isso representa uma inovação tecnológica para a defesa sanitária do Estado”, observou o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo.

O treinamento de emissão da e-GTA ocorreu, na última semana, em Tubarão. Participaram 21 pessoas de 13 Sindicatos Rurais dos municípios de Araranguá, Braço do Norte, Imaruí, Jacinto Machado, Jaguaruna, Meleiro, Orleans, Rio Fortuna, São José, São Martinho, Timbé do Sul, Tubarão e Turvo.

A iniciativa também foi realizada, na semana passada, em Rio do Sul. As orientações foram repassadas por técnicos da CIDASC aos 11 participantes de 11 Sindicatos Rurais dos municípios de Agrolândia, Alfredo Wagner, Benedito Novo, Ilhota, Ituporanga, Rio do Oeste, Rio do Sul, Rio dos Cedros, Taio e Vidal Ramos. O curso também foi realizado nos municípios de Chapecó e Tubarão.

CRONOGRAMA
Os cursos são gratuitos, tem oito horas de duração e, em média, 30 vagas. Para participar é necessário ser alfabetizado e ter mais de 18 anos de idade.

Na próxima terça-feira (26), às 8h30, o curso acontecerá no Hotel Planalto, em Canoinhas, com produtores e dirigentes dos Sindicatos Rurais do planalto norte catarinense.

O quinto e último treinamento está programado para a próxima quarta-feira (27), às 8h30, no auditório do edifício Edir Prestes Vali, em Fraiburgo, com representantes dos Sindicatos Rurais do meio oeste do Estado.

INOVAÇÃO

Com apoio da Faesc, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) criou a versão eletrônica da GTA, a guia de trânsito de animais que entrou em operação neste mês.

A e-GTA está ancorada no sistema de gestão da defesa agropecuária, o SIGEN. A e-GTA será operada no âmbito da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e Cidasc. A iniciativa atende a Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nº 19, de 03/05/2011.

A e-GTA é um documento oficial para movimentação de animais vivos, ovos férteis e outros materiais de multiplicação animal em todo território nacional. A implantação da e-GTA em Santa Catarina permite que o criador, previamente cadastrado, acesse o sistema da Cidasc via internet e requeira a emissão da Guia de Trânsito. Assim, o produtor rural não precisa mais se deslocar até o escritório da Cidasc para solicitar o documento. O novo sistema também está integrado com a plataforma de gestão agropecuária do Governo Federal.