Dupla formação promove educação básica e profissional na indústria
-
Em Joinville, trabalhadores iniciaram formação básica e darão início à qualificação profissional. (Fotos: SENAI Joinville)
Parceria entre SENAI e SESI ajuda trabalhadores a completarem estudos e crescerem na profissão.
A atuação integrada entre SENAI e SESI, entidades do Sistema FIESC, está promovendo a formação integral de trabalhadores da indústria. Estão em andamento em 13 cidades do Estado cursos que aliam a formação básica oferecida pelo SESI com a educação profissional ministrada pelo SENAI. Ao todo, 480 alunos já estão participando do curso, que é gratuito para alunos e empresas. Para 2013, a intenção é abrir 17 novas turmas e chegar a quase mil alunos atendidos.
Os programas têm duração de um ano e meio, quando os participantes concluem o ensino regular (na maior parte dos casos, o Ensino Médio) e participam de um curso de qualificação profissional escolhido pelas empresas parceiras. As formações começaram em meados e final de 2012, com aulas presenciais uma vez por semana, nas unidades do SESI, e estudos individuais, por meio da internet, nos demais dias. A partir do segundo semestre do programa, iniciam as aulas de educação profissional, duas vezes por semana, nas unidades do SENAI.
Para o diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda, a articulação com educação básica potencializa a educação profissional. "As aulas de português e matemática ministradas pela Educação de Jovens e Adultos, do SESI, por exemplo, proporcionam o conhecimento necessário para a compreensão das aulas técnicas do SENAI e aumenta o aproveitamento dos alunos", explica. Depois de revisar e ampliar seus conhecimentos na educação básica, os alunos conseguem acompanhar melhor as aulas de qualificação profissional, mantendo a motivação e reduzindo a evasão. "A iniciativa auxilia na formação de profissionais mais qualificados, permitindo a elevação da escolaridade dos trabalhadores e a competitividade da indústria catarinense", destaca o superintendente do SESI/SC, Hermes Tomedi.
Em Rio do Sul, os cursos têm como empresa "madrinha" a metalúrgica Riosulense, mas trabalhadores de diversas indústrias participam. Depois de um semestre dedicado à educação básica, 35 alunos iniciam em 2013 a formação profissional de manutenção mecânica e continuarão os estudos do ensino médio. Em Joinville, trabalhadores da empresa Schulz iniciaram a formação básica e, em breve, irão participar de um curso de qualificação profissional de Operador de Máquinas de Usinagem com Comando Numérico Computadorizado.
Deixe seu comentário