Teve início na segunda-feira (27/11), o 4º Encontro Nacional de Inovação (Inovar), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Os participantes foram saudados pelos assessores da Presidência Rosangela Simonetti, Alessandro Bruno Melo e Bruno Taves.

Na cerimônia de abertura, a coordenadora do Inovar, Rosângela Simonetti, ressaltou a importância do evento como um marco significativo para o diálogo e celebração das inovações. “O apoio da atual gestão, liderada pelo presidente Joel, foi fundamental para o êxito dessa iniciativa e por estarmos na quarta edição”, disse a coordenadora.

Na abertura, a coordenadora fez uma retrospectiva da evolução do Inovar desde 2020, época marcada pelo ápice da pandemia, quando o processo teve início com a participação de 73 membros online. Nos eventos subsequentes, o formato evoluiu, passando de semipresencial em 2021, com a presença de 104 participantes distribuídos em 24 Creas, para o 3º Inovar, que contou com o WeGov, 74 participantes e 27 Creas. Na edição atual, 68 pessoas estão reunidas, representando todos os 27 Creas.

O coordenador de Inovação no Crea-SC, Rodrigo Espindola, destacou a importância do evento para os Regionais. “São 90 anos de Confea e 65 do nosso Crea-SC e ter a inovação como ferramenta faz com que tenhamos um novo olhar sobre os processos. O Inovar funciona como uma educação continuada, oportunidade de benchmarking, além de intercâmbio entre os Creas”, disse Espindola.


Rodrigo Espindola, coordenador do inovação no CREA/SC


Pela manhã, os representantes do Creas participaram da Oficina de Design Thinking guiada por Bruno Taves. No evento, que prossegue até quarta feira (29), ainda está prevista a formação de facilitadores, palestra com Rodrigo Bianchetti sobre “Transformação Digital e Inovação”, Espaço Conexão, com apresentações das inovações de seis regionais, encerramento do Programa HubGov, além do Fórum Inovar, onde serão discutidos os resultados do Diagnóstico de Capacidades de Inovação do Sistema.