g. florianópolis

CREA/SC e Celesc firmam acordo para melhorar processos

Foto: Divulgação

Foi celebrado no início do mês de outubro a formalização do acordo de cooperação técnica entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de SC (CREA/SC) e a Celesc. O documento visa intensificar o relacionamento institucional, aprimorar a gestão do exercício profissional, capacitar, trocar informações, promover o cumprimento da legislação profissional, fiscalizar, bem como inibir o exercício ilegal da profissão, garantindo maior segurança para a sociedade.

"Estamos colocando o CREA/SC à disposição como uma entidade de apoio técnico. Celebramos essa parceria, apresentando também diversas ações do Conselho em benefício da área tecnológica e do desenvolvimento do Estado, como a Universidade Corporativa. Em fase de estruturação, com alguns convênios já assinados, a estrutura irá contribuir para valorização dos profissionais da engenharia, neste sentido, podemos pensar em cursos voltados para o setor elétrico", ressaltou o presidente do CREA/SC, engenheiro civil e de segurança do trabalho Carlos Alberto Kita Xavier.

O acordo foi assinado na sede da Celesc, em Florianópolis. Além do presidente, a comitiva do CREA/SC foi recebida pelo presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins, pelo diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios, Pablo Cupani Carena, e pelo engenheiro eletricista Eduardo Soldateli.

Representando o Conselho, estiveram presentes o assessor de relações institucionais, Flávio Schafer; o gerente de fiscalização, Ingo Eugênio Dal Pont Werncke; a 1º TesoureiraAngela Cristina Paviani; o superintendente, Luiz Henrique Pellegrini; o coordenador da Câmara especializada de engenharia elétrica, Marcos Paulo Hirth e o conselheiro Flávio Wacholski, profissional que já esteve no quadro de funcionários da companhia de distribuição de eletricidade.

"O termo vai trazer vários benefícios para ambas às entidades, mas destaco a importância do fortalecimento da comunicação entre os profissionais da engenharia e a Celesc, no sentido de fazer essa ponte com a sociedade, de forma a agregar e valorizar o trabalho realizado pela companhia", reforçou o conselheiro Flávio Wacholski.

O assessor de relações institucionais, engenheiro civil Flávio Schäfer, destaca que a troca de informações entre as entidades é importante para o aprimoramento da fiscalização, na identificação de proprietários de obras sem registro de responsabilidade técnica, bem como na fiscalização das prestadoras de serviços contratadas pela Celesc.

"Esse termo, tão aguardado entre as entidades, irá propiciar a valorização dos profissionais e também a segurança da sociedade. Entre as ações, o CREA/SC poderá atuar na fiscalização de profissionais ou empresas que prestam serviços à Celesc, identificando se há ou não responsável técnico", acrescentou Schäfer.

O presidente Cleicio Martins, finalizou reforçando a importância da parceria para o desenvolvimento de Santa Catarina.

"Nosso objetivo é melhorar a vida das pessoas, esse é o nosso propósito. E com uma empresa do tamanho da Celesc, esse acordo que estamos firmando aqui irá resultar em um ganho para todo o Estado".







logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br