coronavírus

Covid em SC: Número de casos ativos é o menor desde 1º de fevereiro

Foto: Cristiano Estrela/Secom/SC

Santa Catarina registrou nesta terça-feira (20) 15.159 casos ativos de infectados com Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Este é menor volume de casos ativos da doença desde 1º de fevereiro, quando o Estado tinha 14.899 casos em acompanhamento. No pior momento da pandemia, em março, o volume de doentes simultâneos chegou à marca de 40 mil. 

A maioria desses casos ativos está no Planalto Norte e Nordeste (2,9 mil), Vale do Itajaí (2,8 mil), Foz do Rio do Itajaí (2,1 mil), Sul (2 mil), Meio-Oeste e Serra (1,8 mil), Grande Oeste (1,8 mil), e Grande Florianópolis (1,4 mil). 

Os casos têm caído nas últimas semanas. Autoridades de saúde atribuem a redução às medidas sanitárias e, principalmente, aos efeitos da vacinação. Atualmente, o Estado imunizou com as duas doses ou dose única 1,2 milhão de adultos entre os 5,8 milhões que estão no Plano de vacinação.

"A vacinação tem um principal efeito que é a redução do número de casos graves e hospitalizações e óbitos. Até com a primeira dose já se consegue dar um certo nível de proteção para as pessoas a ponto de protegê-las dessa formação grave", disse o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Eduardo Macário.

A redução dos casos ativos acompanha a queda na hospitalização, óbitos, ocupação de leitos de UTI. A melhora dos números têm refletido no mapa de risco da Covid-19 no Estado, atualmente com sete das 16 regionais de saúde no vermelho (gravíssimo) e nove no laranja (grave).

Para Macário, se não houver mudança drástica no processo de vacinação ou aparição de novas cepas, o Estado vai dar um "passo gigantesco rumo ao fim da pandemia". O futuro, projeta, seria "debelar pequenos surtos" localizados.