O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia completa 55 anos de história no dia 17 de março. Em comemoração, será realizada no dia 14, às 19h, uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

O presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Seg. Trab., Carlos Alberto Kita Xavier, e o assessor da presidência, Eng. Agr. e Seg. Trab., Nelton Bau, visitaram, durante a semana, representantes de diversas empresas, instituições de ensino e órgãos governamentais do Estado, como Celesc, Epagri, Casan, Prosul, Eletrosul, Sulcatarinense e Fiesc, para prestigiarem o evento.

O presidente do CREA-SC falou sobre o projeto de criação de um GT Empresarial com objetivo de aproximar o Conselho das empresas catarinenses visando desenvolver parcerias em prol da sociedade. Salientou, ainda, as ações de valorização profissional por meio da ocupação de cargos públicos da área técnica e o cumprimento do salário mínimo profissional.

Carlos Alberto conversou com a Reitora profa. Dra. Roselane Neckel e com o Chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Dr. Carlos Antônio O. Vieira, na UFSC. Foi sugerida a criação de uma agenda estratégica entre Conselho e Universidade para auxiliar na fiscalização das obras de ampliação do campus da Trindade, acessibilidade e levantamento topográfico do campus, visando averbação das áreas e registro em cartório. 

Na Prosul, que também comemora o aniversário de 25 anos de atuação, Carlos Alberto foi recebido pelo presidente Eng. Wilfredo Brillinger. A empresa tem atuação nacional e parceria com empresas internacionais e cerca de 500 funcionários.

Na Sulcatarinense, a audiência foi com o presidente, Eng. José Carlos Portella Nunes e com o Eng. Nelson Caldeira. A empresa se destaca pela atuação na área da construção civil e pelos projetos sociais. Recentemente obteve reconhecimento da ALESC pelas ações socioambientais.

Na Eletrosul, empresa subsidiária da Centrais Elétricas Brasileiras S/A e vinculada ao Ministério de Minas e Energia, o presidente Kita foi recebido pelo presidente Eurides Luiz Mescolotto, pelo diretor Antonio Waldir Vituri e pelo diretor de engenharia Ronaldo dos Santos Custódio. As atividades da Eletrosul abrangem os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, atendendo mais de 30 milhões e meio de habitantes.