SC busca parceria com o Real Madri para gestão esportiva

Uma parceria envolvendo o Governo de Santa Catarina e a Escola de Estudos Universitários Real Madri, que integra a estrutura da Universidade Europeia de Madri, vai permitir a graduação e a pós-graduação de profissionais que atuam no setor público e privado em áreas ligadas a gestão integral do esporte, saúde e entretenimento. A reunião para definir
o encaminhamento do processo aconteceu nesta segunda-feira (14) na sede da Universidade Européia de Madri com a participação de uma comitiva catarinense coordenada pelo vice-governador Leonel Pavan e a direção acadêmica da instituição.

"Inicialmente a parceria vai acontecer por meio da destinação de bolsas de estudo para profissionais de áreas afins do governo, dos clubes esportivos de diversas modalidades e da federação catarinense de futebol enquanto se encaminha a implantação de uma unidade em Santa Catarina ", explica o vice-governador Leonel Pavan. O secretário especial de Articulação Internacional, Vinicius Lummertz Silva, acrescenta que a iniciativa é uma forma de encaminhar a profissionalização da gestão do setor esportivo no estado seguindo uma tendência mundial e trazendo novas perspectivas de movimentação econômica e renda.

Os cursos de graduação e pós-graduação para os catarinenses que já atuam no setor poderão ser feitos por meio da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo que já conta com uma unidade da Universidade de Estudos Universitários Real Madri. A instituição educacional espanhola foi criada há quatro anos através de parceria inédita com o Clube de Futebol Real Madri e tem vocação internacional já que 21% dos alunos são de outros países , assim como 30% dos professores. A meta é e chegar a dois mil alunos em todo o mundo até o ano de 2012.

A Escola de Estudos Universitários Real Madri tem como base os cursos de gestão e comunicação, atividades físicas e saúde, envolvendo medicina desportiva, educação física, jornalismo esportivo e gestão de entidades esportivas. A reunião de trabalho em Madri contou ainda com a presença dos deputados estaduais Valmir Comin e Elizeu Mattos, além do diretor acadêmico da escola Álvaro Merino, que deve visitar o estado até o final do ano para encaminhar a parceria.

Investimentos Empresariais - Ainda nesta segunda-feira (14), em Madri, Leonel Pavan e o secretário especial de Articulação Internacional Vinícius Lummertz,  participaram de uma  reunião almoço  com a diretoria da Câmara de Comércio Brasil Espanha para discutir novos investimentos em Santa Catarina. A missão oficial encerra na terça-feira (15), depois de
uma reunião com a representação da Regional das Américas da Organização Mundial de Turismo e com o embaixador brasileiro em Madri, Paulo César de Oliveira Campos.



A missão oficial encerra na terça-feira (15), depois de uma reunião com a representação da Regional das Américas da Organização Mundial de Turismo e com o embaixador brasileiro em Madri, Paulo César de Oliveira Campos. Na parte empresarial da missão catarinense, foram visitadas as cidades de Vigo, Pontevedra e La Coruña, pertencentes a região autônoma da Galícia, ficou acertada a viagem de uma comissão de empresarial espanhola a Santa Catarina no mês de novembro para acertar parcerias e investimentos,
principalmente no setor da construção civil.