Conferência Intermunicipal de Saúde Ambiental de Brusque, Botuverá e Guabiruba acontece nesta terça-feira

As secretarias de Estado da Saúde, Planejamento, e de Desenvolvimento Econômico Sustentável promovem nos dias 13 e 14 de outubro a 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª Cesa), instituída em julho deste ano com a assinatura de Decreto Estadual pelo governador Luiz Henrique. O evento acontecerá no Centro de Eventos de São José.

 

Antecedendo a conferência estadual, será realizada nesta terça-feira (15), a partir das 12h30min, no Salão Paroquial da Igreja Matriz São José, em Botuverá, a Conferência Intermunicipal de Saúde Ambiental. O evento engloba os municípios de Brusque, Butuverá e Guabituba.

 

As conferências municipais e intermunicipais tiveram início na última quarta-feira (9), em São Joaquim. O objetivo é mobilizar a população, através das entidades de classe, sobre a importância da formulação de políticas públicas relacionadas à saúde da população, e de que forma os fatores do ambiente podem interferir na saúde do homem.

 

Na região de Criciúma, a mobilização acontece nesta quarta-feira (16), a partir das 8h30min, no Auditório Rui Hülse, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). As conferências municipais e intermunicipais acontecem até o dia 30 de setembro.

 

A 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental tem o objetivo central de definir diretrizes que nortearão as políticas públicas relacionadas ao campo da saúde ambiental. Tais políticas abordarão os fatores socioambientais que interferem na saúde humana, como aglomerações urbanas, poluição, desastres e estresse no trabalho.

 

As ações de saúde ambiental são divididas em três eixos temáticos. O primeiro é o Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta. O segundo é Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios. E por último, Democracia, saúde, ambiente e educação: políticas para construção de territórios sustentáveis.

 

A Conferência Estadual, em consonância com a Conferência Nacional de Saúde Ambiental, tem como lema "Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!" e como tema "A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis". A 1ª Cesa será presidida pelo secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem, e vice-presidida pelos secretários de Estado do Planejamento, Altair Guidi, e do Desenvolvimento Sustentável, Onofre Santo Agostini.

 

Os membros da Comissão Organizadora Estadual (COE) vem se reunindo semanalmente para elaborarem e a discutirem propostas referentes aos objetivos da 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental, e para conhecerem os assuntos-base da etapa nacional.

 

De acordo com a diretora-geral da Secretaria de Estado do Planejamento, Adeliana Dal Pont, a Conferência Estadual irá estimular o debate e a participação da população na formulação de políticas públicas na área de Saúde Ambiental.

 

A Conferência Nacional de Saúde Ambiental acontecerá em Brasília, entre 15 e 18 de dezembro deste ano, e deverá integrar as políticas públicas propostas nas etapas municipais, intermunicipais e Estadual.