Previsão é que obras fiquem prontas em fevereiro

Previsto para serem concluídos em setembro, os primeiros blocos do campus da Universidade Federal de SC (UFSC) em Joinville começaram a ser erguidos às margens do km 52 da BR-101, com a previsão de ficarem prontos em fevereiro - um ano após a segunda cerimônia feita pelo governo federal para marcar as obras equatro anos depois do início das aulas.

A razão dos atrasos mais recentes, afirma o diretor geral da UFSC em Joinville, Acires Dias, foram os períodos chuvosos.

— Deveríamos estar com isso (estaqueamento e montagem da estrutura) pronto entre setembro e outubro. Mas, como a chuva prejudicou bastante a etapa das fundações, não foi possível — justifica.

As obras do bloco 1 - que abrigará salas de aula, laboratórios, a biblioteca e o restaurante universitário - foram retomadas no dia 19 e estão na fase da montagem de estrutura. De acordo com o diretor administrativo da UFSC de Joinville, Francisco Martins, assim que a equipe de seis homens terminar a etapa, eles iniciarão o estaqueamento do bloco 2 (prédio dos professores).

O que deve ser concluído até dezembro para que, após o recesso de fim de ano, seja feita a concretagem e a preparação das lajes até fevereiro de 2013. Segundo Dias, os atrasos por enquanto não comprometeram o cronograma que prevê o início das aulas no campus Norte para o começo de 2014.

— Estamos trabalhando nessa perspectiva. Ainda não jogamos a toalha, mas esse conjunto de atrasos nos preocupa — reconhece.

O terreno cedido em 2007 por meio de convênio entre Estado e Prefeitura ainda é alvo de processo iniciado pelo Ministério Público, que aponta superfaturamento nas indenizações dos lotes por causa dos problemas estruturais da área. Parte do pagamento aos proprietários ainda está bloqueado pela Justiça.

Conforme Martins, a licitação para a etapa complementar (alvenaria, cobertura e acabamentos), orçada em R$ 14 milhões, deve ser lançada neste ano, para abertura de propostas em fevereiro. Os outros dois prédios para laboratórios não tiveram licitação relançada.

Desde 2009, os alunos de engenharia de mobilidade tiveram aulas em salas alugadas na Univille e, desde fevereiro, em um prédio no bairro Santo Antônio. A primeira turma de engenheiros deve se formar em 2013.