Logo Jornal

Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2024




Fontes de energia

Celesc vai realizar estudos de viabilidade para exploração de potenciais hidrelétricos de barragens de SC

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Celesc vai realizar estudos de viabilidade para exploração de potenciais hidrelétricos de barragens de SC
Foto: Eduardo Valente/GovSC
-

O Governo do Estado e a Celesc Geração S.A. assinaram um protocolo de intenções nesta terça-feira, (28), visando realizar estudos de viabilidade técnica, ambiental, econômica e jurídica sobre a exploração de potenciais hidrelétricos das barragens de contenção de cheias do Sul, em Ituporanga, Oeste em Taió e Norte, em José Boiteux. O objetivo é incrementar a capacidade de geração de energia elétrica limpa em Santa Catarina.

Uma vez identificada a viabilidade dos potenciais de geração de energia, a Celesc faria as adequações necessárias e passaria a operar as barragens. “O gerenciamento das barragens é uma necessidade, porque a gente sofreu tanto agora nas cheias, que nós estamos passando as barragens para serem supervisionadas e gerenciadas pela Celesc, que já sabe fazer nas suas”, disse o governador Jorginho Mello.

O chefe do Executivo estadual afirmou que pediu ao presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, o desenvolvimento de um estudo para ver se é possível gerar energia em todas essas barragens e em mais duas que ainda serão construídas. “Se der para gerar energia, a gente vai tirar o faturamento, descontar o que a Celesc vai gastar e o que sobrar nós vamos investir em proteção ambiental. Vamos desassorear rios e fazer todos os projetos para diminuir as dificuldades que a gente passa todo ano com enchentes”, disse Jorginho Mello, lembrando o trabalho da Celesc nos consertos e operação das estruturas de Taió e José Boiteux.

Para o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, a parceria reforça o compromisso da Celesc na cooperação com o Estado em defesa de Santa Catarina. “A Celesc tem grande potencial de ampliar sua atuação no Estado, como na geração de energia e parceria com a Defesa Civil”, frisa o presidente.


logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br