Cardeal João Braz de Aviz nasceu em Mafra, no Norte do Estado
Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano, o cardeal João Braz de Aviz, 65, é um dos cinco cardeais brasileiros que terão direito a voto na escolha do novo papa, com a renúncia de Bento 16. O próprio dom Avis pode ocupar o mais alto posto da igreja católica, o que deixa entusiasmada a cidade de Mafra, no Planalto Norte catarinense, onde Aviz nasceu em 24 de abril de 1947.
Nas histórias contadas por parentes que moram na cidade, corre que Dom Aviz vivia com seus pais, Juliana e João Avelino de Aviz com sete irmãos, na localidade de Campina, interior de Mafra. Quando deixaram Mafra, João Avelino de Aviz e Juliana Hacke de Aviz se instalaram com os oito filhos em Borrazópolis (PR).
O pequeno João tinha apenas dois anos quando foram embora. Aos 11 anos, o sétimo filho da família, João Aviz ingressou no Seminário São Pio X, dos padres do Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras, em Assis, interior de São Paulo.
João Braz de Aviz foi ordenado sacerdote em 26 de novembro de 1972 e bispo em 31 de maio de 1994. Depois foi elevado a arcebispo em 17 de julho de 2002 e a cardeal em 18 de fevereiro de 2012. Chegou a cardeal na Basílica de São Pedro, em cerimônia celebrada pelo próprio papa Bento 16. É o atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano e também arcebispo-emérito de Brasília.
Deixe seu comentário