Logo Jornal

Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2024




BRDE

BRDE recebe nova classificação de risco positiva em escala global

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

BRDE recebe nova classificação de risco positiva em escala global
Foto: Divulgação BRDE
-

A Moody’s Investors Service acaba de divulgar uma nova classificação positiva para o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em termos de risco em escala global. No comunicado dirigido ao mercado nesta semana, a agência elevou a pontuação do BRDE para Ba2 estável (ante Ba3 estável), passando a se igualar ao rating soberano da União e de alguns dos principais bancos do país, como Banco do Brasil, Itaú-Unibanco e BNDES. “Esse resultado colabora para avançarmos em novas captações junto aos bancos internacionais, atendendo às necessidades do mercado”, destaca o presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing.

Na sua avaliação, a Moody´s salientou o papel do banco no apoio ao agronegócio na região Sul e ao crescimento da diversificação das suas fontes de recursos junto às instituições estrangeiras. “Estamos numa sequência positiva em termos de avaliação de risco, e por diferentes agências, o que reforça a credibilidade do banco junto aos parceiros, mas em especial no que se refere ao nosso compromisso estratégico de apoiar o desenvolvimento econômico e social no Sul do país”, comemorou o vice-presidente e diretor de Operações do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior.

Novas fontes

A avaliação da Moody´s mostrou que, por conta deste esforço do BRDE, as operações com recursos do BNDES no primeiro semestre representaram 41.7% dos novos empréstimos (quando em 2017 esse percentual era de 94%). Nos primeiros seis meses do ano, as fontes internacionais chegaram a 23,4%. No acumulado deste ano, os investimentos com fontes estrangeiras já somam R$ 1,21 bilhão, em especial para projetos de geração de energia limpa, iluminação pública, agricultura de baixo carbono e para empresas de pequeno e médio porte.

“O BRDE tem o crédito como instrumento transformador da realidade social e econômica da Região Sul. E cada vez mais, avançamos para marcar presença como esse agente de mudanças para a sociedade”, completou o diretor administrativo João Biral Junior.

“A classificação de risco positiva da Moody’s representa ao mercado que a entidade analisada tem uma perspectiva financeira estável e pode ser vista como um investimento seguro. Também pode ajudar a atrair investidores e melhorar a confiança do mercado na entidade avaliada”, comemora o diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Mauro Mariani.

Desde 2021, a Moody´s segregou formalmente em diferentes agências a prestação de serviços de rating em escala global (Moody’s Investors Service) e de rating em escala nacional (Moody’s Local). A Moody’s Local, em seu último relatório emitido em outubro deste ano, já havia elevado a classificação de risco de longo prazo do BRDE para: A+.br, perspectiva positiva (de: A.br, perspectiva estável).

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br