Mais recursos para as empresas catarinenses, fundo imobiliário de empreendimentos tecnológicos e capacitação de mão-de-obra estão entre os projetos da nova gestão



 

Eleita no dia 25 de março, a nova diretoria da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) tomará posse oficialmente em uma cerimônia agendada para sexta-feira, dia 16 de maio, às 14 horas, na sede Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. Com 22 anos de atividades, a ACATE é a mais atuante entidade representativa do setor de tecnologia da informação e comunicação de Santa Catarina. Atualmente são 192 associadas - empresas de todo o Estado e dos segmentos de software, hardware e serviços.

A nova diretoria é formada pelo empresário Rui Luiz Gonçalves, presidente da entidade, Moacir Marafon, vice-presidente e Daniel Leipnitz, diretor financeiro. Durante a cerimônia de posse, o atual presidente, Alexandre d'Avila da Cunha, apresentará os resultados e ações desenvolvidas em sua gestão. Serão apresentados também os projetos que encaminhados pela nova gestão. Entre eles está a criação e a viabilização de parques tecnológicos com o incentivo da construção de novos empreendimentos imobiliários voltados ao setor. "Já estamos em negociação com a FINEP para a criação de um fundo imobiliário com condições similares ao programa Juro Zero", aponta o presidente eleito da entidade, Rui Gonçalves.

Na pauta da ACATE para os próximos dois anos está também a ampliação de projetos de captação de recursos para as empresas catarinenses de tecnologia, especialmente em parceria com órgãos como a FINEP, BNDES, BADESC, FAPESC e CNPq. Santa Catarina ocupa nacionalmente uma posição de destaque em programas de financiamento. O Juro Zero, por exemplo, está em execução há menos de dois anos no Estado e já beneficiou 25 empresas, com recursos totais de R$ 15,1 milhões.

A entidade também quer fortalecer a sua atuação em outras regiões, além da Grande Florianópolis, estimulando o associativismo do setor. "Iremos promover parcerias com entidades empresariais locais de diversas regiões do Estado que possuam afinidade com o setor de tecnologia. O objetivo é levar os serviços que a ACATE oferece aos associados também para essas empresas, as beneficiando diretamente", explica Gonçalves.

Outra bandeira que continuará sendo defendida pela Associação é a da capacitação de mão-de-obra, hoje um dos principais gargalos do setor. Para isso, a ACATE irá ampliar o relacionamento institucional com universidades e instituições de ensino que possuem cursos na área de engenharia, computação e tecnologia, com o objetivo de estimular o crescimento da oferta de mão-de-obra qualificada. "É preciso formar mais para diminuir o déficit de mão-de-obra no mercado e formar melhores profissionais, voltados para as necessidades das empresas", destaca o presidente eleito da ACATE.

O fortalecimento do Conselho Estadual das Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina (CETIC-SC) também é uma das prioridades da ACATE. A associação, que preside atualmente o Conselho, quer fortalecer sua atuação como um fórum político de interação do setor com os poderes público municipais e estadual. Um dos desafios do CETIC-SC é a ampliação do projeto PLATIC - Plataforma de Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina, que estabeleceu uma série de metas para elevar o nível de competitividade das empresas catarinenses.

Durante a cerimônia de posse também será lançado o blog corporativo da Associação - ACATE Idéias (www.acate.com.br/blog), e o site Trabalho com Tecnologia, que tem como objetivo mostrar o potencial do setor e valorizar os profissionais e as empresas de tecnologia, despertando a sociedade e o poder público para o potencial do segmento. A cerimônia de posse contará também com a presença de representantes do governo e das principais entidades empresariais do Estado.

Cerimônia
Além da solenidade de posse, o evento contará com duas palestras. A primeira, com Jorge Freitas, presidente do Conselho de Administração da catarinense Intelbras, uma das maiores empresas do país no segmento de telecomunicações e associada da ACATE. Em seguida, o representante da FINEP, Rodrigo Coelho, faz uma apresentação sobre as ações e projetos da financiadora no Estado de Santa Catarina. Em seguida, os presentes serão convidados para um coquetel de relacionamento.

Diretoria gestão 2008/2010

- Rui Luiz Gonçalves (AltoQi) Presidente
- Moacir Antonio Marafon (Softplan/Poligraph) Vice-presidente
- Daniel dos Santos Leipnitz (Callisto) Diretor Financeiro

Serviço
O que: Posse diretoria ACATE
Quando: 16 de maio, sexta-feira, às 14h00
Onde: FIESC, Itacorubi, Florianópolis (SC)