Advogada Susana Machado Pretto receberá Comenda Conselheiro Manoel da Silva Mafra

A condecoração, concedida pelo Instituto dos Advogados de Santa Catarina (Iasc), acontece em sessão solene, dia 30 de novembro

Susana dos Reis Pretto é advogada e professora universitária

A advogada Susana dos Reis Machado Pretto será homenageada no dia 30 de novembro pelo Instituto dos Advogados de Santa Catarina (Iasc) com a Comenda Conselheiro Manoel da Silva Mafra. Criada em 2014, a Comenda Manoel da Silva Mafra é a mais alta condecoração do Iasc e visa reconhecer personalidades da advocacia que contribuem com a classe na preservação e valorização da profissão. A solenidade ocorrerá em sessão solene do Iasc que será realizada no dia 30, às 20h, no plenário da sede da OAB-SC, em Florianópolis.

A homenageada
Susana dos Reis Pretto é advogada e professora universitária. No Iasc atualmente ocupa a função de secretária-geral do Conselho Deliberativo. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (1988), é especialista em Advocacia e Dogmática Jurídica pela Escola Superior de Advocacia e Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), mestre em Relações Internacionais para o Mercosul pela Unisul e doutoranda em Direito pela Universidad Nacional de Lomas de Zamora - Argentina.

A comenda
Manoel da Silva Mafra, que nomeia a comenda, é mais conhecido por Conselheiro Mafra. Com formação em Direito, foi jurista, jornalista e escritor. Também foi eleito deputado da Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina para cinco legislaturas e deputado geral do Império por Santa Catarina por outras duas legislaturas. Além disso, presidiu a Província do Espírito Santo, atuou como Juiz da Vara da Provedoria no Rio de Janeiro e trabalhou no Tribunal Civil e Criminal do Distrito Federal (no Rio de Janeiro), sendo mais tarde, juiz e presidente deste Tribunal. Nascido em 12 de outubro de 1831 em Desterro, atual Florianópolis, faleceu em 11 de março de 1907, no Rio de Janeiro.

A Comenda Conselheiro Manoel da Silva Mafra é a mais alta condecoração do IASC e visa reconhecer personalidades da advocacia que contribuem com a classe na preservação e valorização da profissão. Ela foi criada em 2014 e desde então condecora personalidades de destaque que deixaram seu legado através do Instituto dos Advogados de Santa Catarina.





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br