As fortes chuvas que ocorrem nos final do mês de novembro e inicio de dezembro fizeram a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) apresentar apoio de auxilio aos municípios catarinenses

A Federação de Consórcios Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), através do Colegiado Estadual de Proteção e Defesa Civil (CDC), acompanhou o desastre ocorrido em diversas regiões de Santa Catarina no período de 26 de novembro a 04 de dezembro de 2022 e auxiliou na divulgação de boletins informativos sobre os bloqueios nas rodovias estaduais e federais em virtude de deslizamentos de terras, na articulação com o governo do estado para flexibilização dos reagendamentos de consultas e procedimentos do SUS afetados pela impossibilidade de deslocamento de pacientes pelas estradas e no auxílio, entre as Defesas Civis Municipais, de recursos para resposta imediata, em que localidades afetadas foram socorridos de forma rápida e prestativa por outras cidades.

O coordenador da Defesa Civil da Palhoça e presidente do colegiado da Defesa Civil da Grande Florianópolis, Julio Marcelino, disse que a articulação entre os coordenadores municipais de proteção e defesa civil é fundamental para o trabalho da defesa civil . “ O plano de ajuda mútua caiu como uma luva para os municípios que ainda não possuem pensarem na ideia e se comprometerem junto com os gestores porque a defesa civil não se faz sozinha e é necessária essa ajuda mútua quando acontecem desastres.”

Além disso, com o apoio do Colegiado de Assistência Social, o CDC protagonizou a elaboração e divulgação de um documento orientativo com informações sobre itens que a população atingida necessita (como cestas básicas, materiais de higiene e limpeza), locais de coleta de doações nos municípios e contas bancárias disponíveis para recebimento de doações em dinheiro. O documento está disponível abaixo.

Para o presidente do Colegiado Estadual da Defesa Civil da FECAM, Fred Gomes, a importância da integração dos dois colegiados só fortalece o atendimento do cidadão. “O colegiado faz a integração com toda sociedade civil organizada e com todos os municípios que podem ser afetados por algum tipo de evento fora da normalidade. Nesse período de chuvas intensas, é interessante a integração entre os colegiados para atender o cidadão de forma mais rápida e organizada.”