Logo Jornal

Sexta-Feira, 21 de Junho de 2024




Missão técnica

Vencedores do Programa CNA Jovem conhecem os potenciais do agronegócio catarinense

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Os próximos destinos são Mato Grosso e Rondônia.

Vencedores do Programa CNA Jovem conhecem os potenciais do agronegócio catarinense
Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação)
- Representantes do Senar/SC e da Aurora Coop, em Chapecó, juntamente com o grupo da CNA Jovem.

Depois de passar por Minas Gerais e Bahia, o grupo vencedor da 5ª edição do Programa CNA Jovem explorou o potencial do agronegócio catarinense. A comitiva, formada pelos 10 integrantes que se destacaram no ano passado, entre elas uma catarinense, encerrou na última quarta-feira (22) a missão técnica em Santa Catarina. Os próximos destinos são Mato Grosso e Rondônia.

Acompanhado pela coordenadora estadual do programa no Senar/SC, Francine Iagher, e pelo assessor técnico do Senar Nacional, Vilton Júnior, o grupo iniciou o cronograma em solo catarinense na terça-feira (21), no município de Chapecó, oeste do estado, onde conheceu a Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) – 3º maior conglomerado industrial do Brasil.

Recebidos pelo presidente Neivor Canton, os jovens conheceram a estrutura, a história, os desafios e as conquistas da cooperativa central que une a força de 14 cooperativas singulares presentes nos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Milhares de famílias de empresários rurais responsáveis por produzir a matéria-prima que dá origem aos produtos das marcas são associados às cooperativas. Com um mix de mais de 850 produtos, a empresa está presente na mesa dos brasileiros e de consumidores de 80 países. O grupo também conheceu o Projeto Encadeamento Produtivo, desenvolvido há 25 anos, pela Aurora Coop em parceria com o Sebrae, com apoio do Senar/SC e de outras entidades para aprimorar a gestão das empresas rurais.

A programação seguiu com visita à Fazenda Santa Luzia, localizada em Bom Retiro, onde os jovens foram recebidos pelo gerente Sérgio Hechmaier. Com foco na produção de vinhos finos e sucos, o empreendimento visa o turismo rural, valorizando a riqueza histórica que o ambiente proporciona. Com 82 anos de história, a empresa rural está com o novo proprietário há oito meses. Os jovens foram presenteados com as maçãs padrão exportação diretamente dos produtores de São Joaquim e Bom Jardim da Serra.  Também apreciaram um lanche com pinhão, pastel de paçoca de pinhão, bolinho de chuva, cuca e suco de uva feito na propriedade.

O cronograma seguiu, em Florianópolis, com visita na Fazenda Marinha Paraíso das Ostras – empresa que participa do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar há seis anos (três anos no projeto na ATeG Maricultura e outros três na ATeG Agroindústria). O empreendimento é referência em sanidade, aplicação da legislação trabalhista e práticas sustentáveis na produção de ostras, vieiras e mexilhões.

Os jovens foram recebidos pelo proprietário da fazenda marinha Vinícius Marcus Ramos, pela gerente Gislaine Figueiredo, e pela equipe formada por engenheiros e auxiliares de aquicultura. Eles demonstraram todo o processo produtivo que envolve desde o processo de cultivo das ostras em viveiros marinhos até o envio aos fornecedores e destacaram as práticas implementadas de forma criteriosa para garantir cuidado com o meio ambiente e com a segurança alimentar.

Por fim, a missão em Santa Catarina encerou na sede do Sistema Faesc/Senar, onde a comitiva foi recebida pelo superintendente Gilmar Antônio Zanluchi, que representou o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, e equipe da administração regional de Santa Catarina. Durante a visita, o grupo conheceu a estrutura do Sistema Faesc/Senar e participou de apresentações sobre os principais programas e projetos desenvolvidos no estado. As ações foram apresentadas pela assessora de departamento Sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, e pela técnica de formação profissional do órgão, Gisele Kraieski Knabben.

Zanluchi ressaltou que foi uma satisfação receber jovens de todo o Brasil para conhecer os potenciais do agronegócio catarinense e as ações do Sistema Faesc/Senar. "Sem dúvida voltarão como uma visão abrangente do agronegócio e preparados para liderar e promover inovações onde atuam. Essa iniciativa é fundamental para a formação de pessoas preparadas para impulsionar o agronegócio”, frisou,

Para Francine, a missão técnica é fundamental para que o grupo conheça as diferentes realidades produtivas do país. “É uma inciativa que desperta para as inúmeras oportunidades que o setor oferece, seja para empreender, para investir nos negócios da família ou para atuar em cargos de gestão em determinada empresa”.  

Vilton Júnior ressaltou que até o momento a missão foi um sucesso e, em Santa Catarina, oportunizou mostrar a relevância das cadeias produtiva da suinocultura, da avicultura e da maricultura. “Tivemos a oportunidade de conhecer iniciativas de referência em dias de muito aprendizado e troca de informações. Importante destacar que o Sistema Faesc/Senar está sempre pronto para nos receber. Estamos felizes com os resultados”.

Todos jovens avaliaram positivamente as visitas técnicas e relataram boas impressões do agronegócio catarinense e dos demais estados visitados até o momento. “Reconhecemos o quanto foi enriquecedora a missão e, com certeza, os jovens levarão a experiência para seus estados e eu trarei para Santa Catarina o que tenho visto em outros locais do Brasil”, destacou a jovem catarinense Rafaela de Oliveira Nunes.

Para o presidente Pedrozo, o CNA Jovem é essencial para o futuro do agronegócio brasileiro. “Ao investir no desenvolvimento de lideranças, a iniciativa estimula o conhecimento, a implementação de novas ideias e o desenvolvimento de um futuro mais sustentável para o campo”.

CONHEÇA OS JOVENS

ü     Paloma de Souza Machado (BA)

ü     Ynaê Siqueira Curado (GO)

ü     Bianca Kastembal Ferreira da Silva (MG)

ü     Igor Rodrigues Fernandes (MG)

ü     Juliana da Silva Virginio (RJ)

ü     Maria Carolina Bühler de Azevedo (RS)

ü     Eduarda Kutrim Franco (RR)

ü     Rafaela de Oliveira Nunes (SC)

ü     Érica Zambanini (SP)

ü     Gustavo Vannucchi Ungari (SP)

Comitiva da CNA Jovem durante visita à Fazenda Marinha Paraíso das Ostras, em Florianópolis. Silvania Cuochinski/MB Comunicação)
logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br