Logo Jornal

Sábado, 25 de Maio de 2024




Mais Ajuda

Polícia Militar renova tropa de apoio humanitário no Rio Grande do Sul

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Mais três bombeiros que atuam em São Lourenço do Oeste também foram mobilizados para ir ao RS

Polícia Militar renova tropa de apoio humanitário no Rio Grande do Sul
Foto: Aurélio Oliveira
-

O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Aurélio Pelozato, participou na manhã de segunda-feira, 13, na sede da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis, da saída de 29 policiais militares que substituirão os que já estão no Rio Grande do Sul para ajuda no resgate às famílias desabrigadas por causa das fortes chuvas e alagamentos que atingiram o Estado gaúcho e na preservação da ordem pública através do policiamento ostensivo.

Estão sendo enviados oito policiais do Tático do 1º Comando Regional (CPMR); um oficial e quatro praças do Tático do 1º Batalhão de Pronta Resposta (BPR) do 5º Comando Regional; seis policiais do Batalhão Operações Policiais Especiais (BOPE); seis policiais do Comando de Polícia Militar Ambiental para ações aquáticas; e quatro policiais do Batalhão Aviação da Polícia Militar (BAPM).

Os caminhões e embarcações que já estão no local de emprego no Rio Grande do Sul serão mantidos. Do Comando de Polícia Militar Ambiental serão enviadas duas viaturas 4×4 (caminhonete) e duas embarcações de pequeno porte motorizadas. O 1º Comando Regional vai enviar duas viaturas 4×4 (caminhonete) e o BPR vai enviar uma viatura 4×4.

A PMSC, desde o início das ações no Rio Grande do Sul, foi responsável pelo resgate de 788 vítimas, retirada de em torno de 90 animais de áreas de alagamento. As guarnições do BAPM foram responsáveis pelo transporte de três toneladas de suprimentos para locais isolados.

Para o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio Pelozato, a ação dos policiais da PMSC no Rio Grande do Sul é para ajudar a garantia da Ordem Pública. “Estamos ajudando no resgate de pessoas, de animais, mas também no trabalho tático, de policiamento, para garantir que a segurança dos cidadãos daquele Estado e dos seus patrimônios sejam protegidos e que no ambiente se instale a ordem pública necessária para a realização dos trabalhos”, afirmou.

Fonte: PMSC


Bombeiros são mobilizados para ir ao RS

Três militares que atuam em São Lourenço do Oeste foram escalados a prestar auxílio na tragédia no Rio Grande do Sul, conforme registrou o site Destaque Regional 

Há mais de uma semana, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM SC) está mobilizado no auxílio aos trabalhos decorrentes da tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul. Depois de coletar e despachar donativos, parte do efetivo é mobilizado a prestar socorro às vítimas. Três membros da 3ª Companhia foram empenhados em missões em solo gaúcho.
Mobilização dos militares aconteceu no fim de semana. O grupo rumo Lajeado na manhã desta segunda-feira (13). Eles irão render militares que já estão trabalhando no atendimento às vítimas da inundação.
O grupo é liderado pelo 3º Sargento Rafael Barp. Estão empenhados na missão o Cabo Adelino de Jesus e a Cabo Aline Rufatto. O grupo tem uma formação de busca e resgate em inundações e enxurradas.
Além de EPIs, os militares levam uma embarcação a motor, um bote inflável, materiais e equipamentos de resgate.
De acordo com o Tenente CBM Daniel Massarote, os bombeiros da 2ª Companhia compõem a força tarefa do 14º Batalhão. Além das atividades cotidianas, os militares possuem cursos extra formação no tipo de ocorrência. Além de resgate em inundações e enxurradas, também são especialistas em intervenção em áreas deslizadas, aptos a atuar em locais com lama e detritos na busca de pessoas.


Fonte: Destaque Regional, de São Lourenço do Oeste

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br