Logo Jornal

Quarta-Feira, 1 de Maio de 2024




Assistência Técnica

Mais de 8.700 propriedades rurais foram atendidas por programa do Sistema Faesc/Senar

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

As ações do programa de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema têm contribuído para promover inovações no campo em todo o estado

Mais de 8.700 propriedades rurais foram atendidas por programa do Sistema Faesc/Senar
Foto: Sistema Faesc/Senar/Sindicatos
-

As ações do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), foram um sucesso em 2023 e iniciaram este ano de forma consolidada. A iniciativa conta com a parceria dos Sindicatos Rurais e, desde 2016, contribui para promover inovações no campo e fortalecer o empreendedorismo rural.

Somente no ano passado, foram atendidas 8.710 propriedades rurais. Outras ações da ATeG como os Dias de Campo e Oficinas Técnicas contemplaram 94 eventos com mais de 4 mil participantes no ano passado.

Depoimento

A produtora de leite Maria dos Santos Borges e o marido Edivaldo estão entre os participantes que comemoram os expressivos resultados que a ATeG trouxe para a propriedade da família, em Balneário Gaivota. O casal, que foi protagonista da campanha de comunicação do Senar "Agro: do campo pra você", participou recentemente do 2º Encontro Estadual da ATeG, em São José, na Grande Florianópolis. Acompanhados pela filha, eles contaram sua história no segmento de bovinocultura de leite e emocionaram os participantes.

Cansada de enfrentar tantas dificuldades, Maria foi estimulada a procurar o Senar/SC e, com as orientações corretas de manejo do solo e outras técnicas, a família aumentou sua produção de mil para 3 mil litros de leite por mês, sem ampliar o número de animais. “Tudo isso foi possível graças ao apoio do Senar/SC. Quero agradecer todo o cuidado do órgão e do nosso técnico de campo da ATeG Ricardo Nunes que não desistiu da gente e foi o fator decisivo para o nosso sucesso”, ressaltou a empresária rural.


Maria dos Santos Borges e seu marido Edivaldo foram destaques em uma campanha do Senar Nacional no ano passado CNA

ENTENDA A ATEG

A qualificação oferece ao produtor um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão da atividade de forma eficiente e permite alcançar mudanças efetivas no ambiente das empresas rurais. Hoje, atuam no programa 211 técnicos de campo, 11 supervisores técnicos e 87 Sindicatos Rurais de 279 municípios. A coordenação estadual é de Paula Coimbra Nunes.

A iniciativa, que já atende 10 cadeias produtivas (agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte e piscicultura), beneficiará a partir deste ano o setor de turismo rural. 

Com duração de dois anos, a metodologia é aplicada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Os produtores assistidos recebem a visita do técnico uma vez por mês, além de acompanhamento contínuo a distância.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, avaliou que a implementação da ATeG aliada às demais ações do Senar/SC e de outras entidades e órgãos, tornou as propriedades catarinenses reconhecidas como exemplos de empreendedorismo. “Os significativos resultados são realidade porque o produtor está cada vez mais interessado em obter conhecimentos e porque contamos com a dedicação de eficientes equipes e excelentes parceiros em todas as áreas”.

 AÇÕES DA ATEG EM SC

VISITA TÉCNICA À FAZENDA BRASIL FLORESTAL

Os produtores atendidos pela ATeG Pecuária de Corte de Rio Negrinho e Itaiópolis participaram, no início de março, de uma visita técnica à Fazenda Brasil Florestal, de propriedade de Nivaldo Dzyekanski. Gerenciada pelos profissionais Bruno e Luis Henrique, a propriedade é referência na produção de Red Angus, Ultrablack e Brangus.

O grupo foi mobilizado pelo presidente do Sindicato Rural de Rio Negrinho, Marcio Mulbauer, e pelo técnico de campo da ATeG Paulo Henrique Bendlin. O foco foi mostrar aos produtores o sistema de produção dos animais a pasto, as estratégias forrageiras utilizadas ao longo do ano para minimizar o vazio forrageiro, os cuidados com o bem-estar animal, a oferta de água nos piquetes e sombreamento, o controle sanitário e o melhoramento genético e a gestão da propriedade. Além disso, foi possível demonstrar que um planejamento bem-estruturado e um sistema adequado, associados à genética, fazem com que os desafios sejam amenizados e que a eficiência produtiva seja alcançada, ou seja, é possível produzir mais, com menos recursos.

Também estiveram presentes a supervisora regional do Senar/SC Carine Weiss, a supervisora técnica do ATeG Taiane Caroline Plautz Pscheidt, o presidente do Sindicato Rural de Itaiópolis Mauro Kazmierczak, o presidente do Sindicato Rural de Joinville Valcirio Harger, o secretário da agricultura de Itaiópolis Wilson Marciniak e o técnico de Campo da ATeG Bovinocultura de Leite de Itaiópolis Gabriel Ferreira Train.

OFICINA TÉCNICA NO MUNICÍPIO DE SALTINHO

A Oficina Técnica da ATeG Bovinocultura de Corte, realizada recentemente em Saltinho, foi concluída com êxito. O evento reuniu mais de 40 produtores e foi conduzido pelo técnico de campo Edenilson de Mello de Oliveira. Também estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural Marcelo Batistela, a supervisora regional do Senar/SC Grasiane Viêra e o supervisor técnico da ATeG Fernando Schneider. Eles destacaram a importância da iniciativa para a evolução das propriedades.

OFICINA TÉCNICA ATEG APICULTURA EM NOVO HORIZONTE

A Oficina Técnica da ATeG Apicultura, realizada no fim de março, em Novo Horizonte foi essencial para aperfeiçoar o conhecimento do grupo sobre vários aspectos que envolvem o setor. O evento, realizado na propriedade de Nilton Pilon, contou com a parceria do Sindicato de São Lourenço do Oeste. A técnica de campo Mardiori Souza conduziu a programação que envolveu palestra do técnico de campo Mateus Pagliarini. Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural Nelso Moresco, o supervisor técnico da ATeG Fernando Schneider e a supervisora regional do Senar/SC Grasiane Viêra.

PRÊMIO ATEG GESTÃO RESULTADO QUE ALIMENTA 2023

Foi realizada recentemente a entrega do Prêmio ATeG Gestão, Resultado que alimenta 2023, na sede do Sindicato Rural de Videira para o produtor Gian Perazzoli e família. O empresário rural recebeu um sistema de ordenha. Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Videira Ivandro Caregnato, o prefeito de Videira Wilmar Carelli, o supervisor regional do Senar/SC Jeam Palavro, o supervisor da ATeG Guilherme de Mello e a técnica de campo Suiane Pittol. O prêmio ATeG Gestão, Resultado que Alimenta 2023 avaliou as propriedades seguindo critérios como adoção de boas práticas agropecuárias, desenvolvimento profissional do produtor e colaboradores, promoção da sucessão familiar, desempenho produtivo/gerencial e melhoria na qualidade de vida.

OFICINA TÉCNICA EM ANITA GARIBALDI

Anita Garibaldi sediou Oficina Técnica do Programa ATeG, no fim de março.  Participaram produtores atendidos pelos técnicos Marciano Antunes (bovinocultura de corte) e Anna Caroline Fagundes Palavro (ovinocultura de corte), que mobilizaram o grupo. A abertura foi conduzida pela supervisora regional do Senar/SC Stephanye Fanton. Os temas em destaque, apresentados pelo supervisor técnico Célio Souza, envolveram o Planejamento forrageiro de inverno, bem como a Implantação e o manejo de pastagens. O evento aconteceu no Lago Azul Campestre.

SEMINÁRIO DE FRUTICULTURA EM CAÇADOR

“Como fazer a declaração da produção de uvas no SIVIBE e regras do PROAGRO”. Esse foi o tema do Seminário realizado recentemente, pelo Sindicato Rural de Caçador, Sistema Faesc/Senar e Banco do Brasil. O evento reuniu produtores de uva da região e contou com a presença do gerente do Banco do Brasil de Caçador Edson Paceri e do presidente do Sindicato Rural Edson Bertotto. Atuaram como palestrantes Edgar Favarin (técnico da ATeG Fruticultura) e Veronica Hrenhuk (relações da Agricultura do Banco do Brasil). Os produtores elogiaram o Programa ATeG, as palestras e a atenção que receberam do Sindicato. 

OFICINA TÉCNICA EM SÃO DOMINGOS

O Sistema Faesc/Senar promoveu recentemente a Oficina Técnica sobre Implantação e manejo de pastagens, em São Domingos. A iniciativa contou com a parceria do Sindicato Rural do município e região. Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural Hercílio de Freitas, o técnico Rafael Toazza, o supervisor regional do Senar/SC Helder Barbosa e o supervisor técnico Leandro Simioni.

EXPANSÃO DA ATEG

O estado de Santa Catarina esteve representado no Encontro de Coordenadores da ATeG, no mês de março, em Brasília. A iniciativa foi promovida pelo Senar e reuniu as 27 administrações regionais da entidade. A coordenadora estadual da ATeG no Senar/SC, Paula Coimbra Nunes, participou do evento juntamente com a auxiliar administrativo do programa, Daiana Correa Silveira. “Temos a responsabilidade de continuar fazendo esse trabalho com excelência e levar a assistência técnica para o maior número de pessoas com a missão de incentivar a inovação, que também é muito importante para auxiliar os produtores no desenvolvimento de suas atividades e na melhoria contínua de todo o setor agropecuário do Brasil”, ressaltou Paula. O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, fez um panorama das ações do Senar, explicando a evolução do atendimento ao produtor até chegar à assistência técnica. “Estamos trabalhando para avançar nos próximos anos e chegar a 1 milhão de produtores atendidos, mas precisamos da ajuda de vocês para ampliar o alcance de atendimento nos estados”.


Sistema Faesc/Senar/Sindicatos).
logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br