Nos dois primeiros finais de semana o evento ocorre no Pavilhão Principal da Festa da Maçã em São Joaquim. Nos seguintes, terá as vinícolas como palco
?Com o envolvimento de 19 vinícolas e um público estimado em quase três centenas de pessoas, a 10ª Vindima de Altitude de São Joaquim abriu no início da noite nessa sexta-feira, 1-3, registrando a presença de autoridades e visitantes procedentes de diversas regiões catarinenses e de outros Estados. Nos dois primeiros finais de semana o evento ocorre no Pavilhão Principal da Festa da Maçã em São Joaquim. Nos seguintes, terá as vinícolas como palco.
O público, principalmente o feminino, caprichou nas roupas e no perfume como a ocasião exigia. Afinal, a 10ª Vindima ocorre três anos depois de a Serra conquistar a Indicação Geográfica dos vinhos de altitude.
Graças a um longo período de pesquisa e de investimento anterior à façanha, o Estado conquistou um espaço merecido na produção de vinhos finos de qualidade em parreirais incrustados numa área de 300 hectares localizados a uma altitude variando de 900 a 1.400 metros acima do nível do mar. Neles mais de 40 castas de uvas transformam-se em 1 milhão e meio de garrafas de vinho por safra.
A cerimônia de abertura da Vindima contou com a presença de vários deputados estaduais, bem como de prefeitos e vereadores de toda a região serrana. Dela, ainda, participaram o secretário de Comunicação do governo estadual, João Paulo Gomes Vieira, representando o governador Jorginho Mello, e o secretário do Turismo estadual Evandro Neiva.
Diversos funcionários do Sebrae também estiveram lá, entre eles o presidente do Conselho Deliberativo Nacional do órgão, o catarinense José Zeferino Pedroso, bem como o presidente e o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SC respectivamente Renato Campos Carvalho e Antônio Pagani de Souza. Integraram a equipe o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, e o gerente regional do Sebrae Serra, Altenir Agostini.
Em meio às autoridades estava o presidente da Associação Vinhos de Altitude, Diego Censi. A entidade reúne 23 vinícolas situadas no Vale do Contestado e na Serra catarinense, incluindo as 19 que participam da 10ª Vindima. A exemplo de Censi, outro sindicalista que se fez presente à cerimônia de abertura foi Fabio Tashima, presidente da recém criada Coopernovilhos, a primeira cooperativa de carnes nobres de São Joaquim. Ao lado do Sebrae, a entidade é peça fundamental no processo de obtenção da Indicação Geográfica do Frescal, que já está em fase adiantada. Além desta que será a quinta IG da Serra, o Sebrae também aproveitou a festa para anunciar a largada da construção da marca turística de São Joaquim.
Texto: Imara Stallbaum
Fotos: Antonio Carlos Mafalda
Deixe seu comentário