
Imetro-SC intensifica fiscalização e alerta consumidores para cuidados na hora das compras

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Instituto fiscaliza ovos de chocolate, pescados e outros itens sazonais para proteger consumidores e assegurar práticas justas de concorrência (Fotos: Divulgação / Imetro-SC)
Consumidores que identificarem produtos fora dos padrões ou suspeitarem de fraudes podem denunciar por meio da Ouvidoria do Imetro-SC
A Páscoa se aproxima e os fiscais do Imetro/SC intensificam a fiscalização com a Operação Páscoa 2025. O objetivo é verificar se os produtos tradicionais da Semana Santa estão de acordo com os requisitos legais. A ação é nacional, coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e operada pelos 24 Órgãos Delegados nos estados e pelas superintendências de Goiás e do Rio Grande do Sul.
“Nosso objetivo é proteger o consumidor e garantir a lealdade nas relações comerciais. Estamos verificando se o peso dos ovos de Páscoa e dos pescados congelados correspondem ao informado na embalagem. Medimos o peso líquido, que é o peso do produto, descontado do peso da embalagem. No caso do pescado, descontamos também o peso do gelo”, explica o presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto.
Atenção aos ovos de Páscoa com brinquedos
Os ovos de Páscoa que contêm brinquedos exigem atenção redobrada. É obrigatório que esses itens sejam certificados pelo Inmetro e estejam adequados à faixa etária da criança. A embalagem deve conter a frase: “ATENÇÃO: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”.
Também é fundamental evitar brinquedos com peças pequenas ou que possam representar risco de sufocamento para crianças de 0 a 3 anos. O selo do Inmetro garante que o item foi testado e está dentro dos padrões de segurança.
Embalagens e riscos
Outro ponto de atenção são os acessórios e materiais utilizados nas embalagens, como arames, tiras metálicas, grampos ou barbantes, que podem representar risco de acidentes, especialmente com crianças pequenas. Caso ocorra algum incidente, o consumidor pode relatar o caso por meio do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac).
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