Público-alvo é vinculado ao licenciamento de empreendimentos de grande porte no ambiente marinho

Analistas ambientais, ligados a Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A) e ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), participam de formação na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a partir desta segunda, 17. A iniciativa, viabilizada por recursos da Estatal, busca capacitar profissionais vinculados ao licenciamento de empreendimentos de grande porte no ambiente marinho, levando em conta a atividade portuária e a prospecção e produção de óleo e gás.

O Curso de Aperfeiçoamento em Política e Gestão Pesqueira é ministrado por pesquisadores da Univali, especializados em temas relacionados ao assunto. Nesta etapa contribuem para a capacitação os professores Roberto Wahrlich, Jose Angel Alvarez Perez e Rodrigo Sant'Ana, todos vinculados à Escola Politécnica.

 A programação desta semana é referente ao terceiro e último módulo do curso, que já teve atividades realizadas em dezembro de 2024, mas de forma remota. A fase final do Curso segue até a próxima sexta, 21, e terá atividades presenciais e virtuais.

 Ao longo dos próximos dias serão abordados conteúdos relacionados à pesca e a gestão pesqueira no Brasil, tais como legislação e licenças do setor, competências de órgãos governamentais, cadeias produtivas, direitos sociais de profissionais da área pesqueira, noções de biologia e espécies ameaçadas, impactos na interação da pesca com empreendimentos marinhos.

 Além disso, na quinta-feira, 21, o cronograma prevê atividade de campo via Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira em Santa Catarina (PMAP-SC), em municípios do litoral catarinense, tais como Itajaí e Penha. Na ocasião, o grupo também contará com o apoio dos supervisores responsáveis pelas regiões visitadas. O professor Wahrlich afirma que “o objetivo da saída de campo é demonstrar a rotina de trabalho do Projeto na coleta de dados da pesca artesanal e pesca industrial na região de Itajaí.”

 Sobre o PMAP-SC

 O PMAP-SC inclui atividades de campo que envolvem o monitoramento da produção nas áreas de pesca industrial e artesanal de 35 municípios litorâneos de Santa Catarina, ao mesmo tempo em que se atualizam os cadastros de pescadores artesanais em atuação e de embarcações que operam no Estado.

 A equipe do Projeto é formada por diversos profissionais, entre professores e técnicos de nível superior. O campus Itajaí da Univali abriga a sede do projeto e as equipes de monitoramento estão estrategicamente distribuídas em 10 municípios do Estado, de onde os profissionais partem diariamente para a coleta de informações da área compreendida.