Inspetoria de Rio do Sul fortalece atuação do CREA-SC no estado
-
Rio do Sul é pólo econômico da região do Alto Vale do Itajaí (Fotos: AMAVI)
Regional intensifica ações de valorização profissional e aproximação com a sociedade, alinhada às ações e metas de inovações
A inspetoria de Rio do Sul tem desempenhado um papel estratégico no Alto Vale do Itajaí, alinhando suas ações às metas da atual gestão do presidente, Eng. Civil Kita Xavier. Entre as prioridades estão: inovação, valorização profissional e defesa da sociedade. Sob a liderança do diretor regional, Eng. Civil e Seg. Trab. Cassiano Chiquetti, a unidade tem se destacado na representação institucional, fiscalização e no fortalecimento do relacionamento com a administração pública e setores estratégicos da região.
“A defesa da sociedade através da fiscalização do exercício profissional nas áreas da engenharia, agronomia e geociências com uma atuação sempre orientava e não punitiva é o principal objetivo e função do Crea-SC. A inspetoria tem contribuído para que as ações do Conselho sejam percebidas pela comunidade,” afirma Chiquetti.
Ele destaca a participação ativa da regional nas discussões sobre alterações no plano diretor e em conselhos municipais, além de diálogos com representantes políticos e e comunidade promovendo a interação dos profissionais com a sociedade.
Em 2024, a inspetoria de Rio do Sul registrou 26.212 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), refletindo a atuação dos profissionais da região nos setores de construção civil, agronomia, elétrica, industrial e segurança do trabalho. Com 29 municípios, a regional tem desempenhando papel essencial na organização e fiscalização das atividades técnicas, com 1029 empresas e 1752 profissionais registrados.
Serviços inovadores
A adoção de tecnologias e serviços digitais tem repercutido gradualmente na região. Segundo o diretor, é fundamental divulgar essas ferramentas para que os profissionais reconheçam seus benefícios. “Quando o profissional toma conhecimento das inovações, o retorno é amplamente positivo. É uma mudança que facilita o dia a dia e reforça o papel do Conselho como parceiro dos profissionais,” acrescenta.
Fiscalização e aproximação com a sociedade
A regional tem mantido o foco na fiscalização com objetivo de coibir o exercício ilegal da profissão e promover a contratação de profissionais habilitados, garantindo segurança e qualidade nos serviços prestados. “Temos conseguido resultados satisfatórios, contribuindo para um mercado mais regulamentado e valorizado,” comenta Chiquetti.
Outro ponto forte da inspetoria é promover a interação com as entidades de classe e instituições de ensino. A regional também fortalece parcerias com a administração pública, destacando o papel do Conselho como colaborador e não apenas fiscalizador.
Tags
- CREA-SC
- CREA/SC
Deixe seu comentário