Inspetoria do CREA-SC em Tubarão: engenharia, agronomia e geociências impulsionam o desenvolvimento regional
-
A fiscalização em 18 municípios da regional também merece destaque (Fotos: Prefeitura de Tubarão)
Profissionais contribuem para o fortalecimento da economia com destaque para a agricultura, cerâmica, construção civil e turismo.
A Inspetoria do CREA-SC em Tubarão desempenha um papel essencial no desenvolvimento socioeconômico da região, conhecida por suas atividades na indústria, agricultura, turismo e comércio.
Com 1.024 empresas e 2.391 profissionais registrados, a participação de engenheiros, agrônomos e geocientistas tem sido fundamental para o crescimento sustentável em setores estratégicos.
De acordo com a diretora regional, Eng. Civ. Daniela Milanez Zarbato, as iniciativas da Inspetoria de Tubarão em 2024 foram marcadas por ações de aproximação com os profissionais e empresas, incluindo reuniões itinerantes que reforçaram o papel do CREA-SC como parceiro estratégico. “O impacto dessas ações é perceptível: profissionais estão mais engajados, buscando apoio técnico e reconhecendo o CREA como um aliado no dia a dia de suas atividades”, comenta Zarbato.
Participação ativa de profissionais
Na indústria cerâmica e da construção, engenheiros civis, químicos e de materiais desempenham papel importante no desenvolvimento de processos e busca por inovações que agregam valor à produção. A engenharia mecânica contribui para otimizar e melhorar o desempenho de máquinas e equipamentos.
Geocientistas têm papel essencial na análise de recursos naturais, especialmente no monitoramento de solos e aquíferos, fundamentais para o turismo da região. Já os agrônomos têm contribuído para tornar mais sustentável a agricultura local, incorporando técnicas de manejo de solo, irrigação e cultivo, com aumento da produtividade e redução de impactos ambientais.
Fiscalização colaborativa e eficiente
Em 2024 a inspetoria registrou 18.308 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) com atividades concentradas nas áreas de engenharia civil, industrial, elétrica, agronomia e segurança do trabalho. “Nossas ações têm repercutido positivamente, e muitos colegas elogiam o foco crescente do CREA-SC em atender às demandas dos profissionais que mantêm o sistema funcionando”, destaca a diretora.
A fiscalização em 18 municípios da regional também merece destaque.
“A abordagem respeitosa dos nossos fiscais fortalece a relação com os profissionais e assegura resultados satisfatórios. Além disso, conseguimos ampliar nossa presença em conselhos e setores públicos, garantindo condições mais adequadas de trabalho e remuneração para os colegas”, afirma Zarbato.
Tags
- CREA-SC
Deixe seu comentário