Na última quarta (11/12), a SCGás concluiu o Treinamento de Estações de Medição e Regulagem de Pressão de Gás Natural, realizado em duas etapas, com um total de 40 horas.

O treinamento foi voltado às equipes de Engenharia, Medição e Análise de Rede, Operação e Manutenção, Ligação de Clientes, Comercial e Auditoria, o curso foi estruturado para aprimorar as competências técnicas e operacionais dos profissionais da companhia.

O treinamento é ministrado por Carlos Eduardo Barateiro, um experiente professor e consultor técnico da área. O profissional é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com mestrado e doutorado em Engenharia Civil e Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Barateiro atua como gestor e coordenador de cursos de Engenharia com especialização em Sistemas de Medição.

O curso foi dividido em 13 módulos, cobrindo desde o mercado de gás natural até aspectos técnicos, como controle de vazão e pressão, sistemas de medição e de automação. O treinamento uniu teoria e prática, garantindo uma abordagem completa. Durante a segunda etapa, os participantes tiveram a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos acompanhando auditoria documental e de campo, aproximando ainda mais os temas técnicos da realidade operacional da SCGÁS.

Segundo Gustavo Becker, gerente de Medição e Análise de Rede (GEMAR), o treinamento foi pensado para atender às necessidades específicas da distribuição de gás natural. “O curso abordou fundamentos técnicos e atualizações normativas importantes, ajudando os profissionais de várias áreas da SCGÁS a desenvolver as competências necessárias para projetar, especificar, operar e manter as estações e sistemas de medição com segurança e eficiência.”

De acordo com o professor, a primeira etapa consolidou a impressão positiva sobre a estrutura oferecida pela SCGÁS. “Acho que as instalações de vocês são muito boas. Agora, vamos verificar no campo para confirmar se o padrão é o mesmo. Imagino que sim. Entre todas as distribuidoras de gás, cada uma tem suas particularidades, mas eu consigo perceber a qualidade do trabalho aqui,” afirma.

Fonte: Comunicação / SCGás

Tags

  • SCGÁS