Diretoria da Facisc faz balanço do primeiro ano de gestão
-
A Facisc realizou durante esta semana a última rodada de reuniões de diretoria de 2024 e lançou o Relatório de Gestão do primeiro ano de trabalho. (Fotos: Divulgação)
A Federação divide a reunião pela apresentação dos três grupos de trabalho: Representatividade, Temático e Gestão. O primeiro grupo foi o de Representatividade no dia 3/12, formado pelas vice-presidências regionais.
O presidente Elson Otto reforçou a presença da Facisc em Santa Catarina e o trabalho de cada diretor. “A Federação tem uma representatividade muito grande em todos os sentidos e isso é uma soma do trabalho e engajamento de todos”. Somente este ano o presidente visitou 106 associações de janeiro ao início de dezembro. “Nosso compromisso é fortalecer o ambiente de negócios, apoiar o desenvolvimento sustentável e ampliar a representatividade empresarial. Durante este primeiro ano, atuamos de forma integrada com as Associações, entidades parceiras e o poder público, promovendo ações e iniciativas que beneficiaram o setor empresarial e a sociedade catarinense”, destacou. Entre as ações realizada estiveram: o encontro estratégico com secretários estaduais da Defesa Civil e Meio Ambiente e da Economia Verde, Celesc, evento com o vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participação no repasse de recursos do programa PJSC Mais Social, participação na assinatura de decreto que simplifica atividade de segurança contra incêndios, força-tarefa entre com o Governo do Estado e entidades empresariais na busca alternativas para o Porto Seco de Dionísio Cerqueira, reunião do Comitê das Águas da Facisc com Defesa Civil de SC, mobilização com a bancada catarinense para buscar soluções a portos e aeroportos catarinenses, agenda com o governador de Santa Catarina e com o embaixador do Uruguai e força-tarefa com Governo do Estado e entidades empresariais, para buscar alternativas para o Porto Seco de Dionísio Cerqueira.
O diretor superintendente, Rodrigo Busana, apresentou os resultados. “Foram mais de 1 mil associados por trimestre em 2024. São mais de 44 mil empresas no Sistema Facisc”, explicou.
A vice-presidente Rita Conti falou sobre a atuação da Facisc com o Comitê das Águas com atuação forte junto à manutenção das barragens. “O Comitê das Águas foi criado pela Federação em resposta à urgente necessidade de abordar e enfrentar os desafios relacionados aos recentes eventos de enchentes e a histórica exposição a períodos de fortes chuvas, além dos impactos na segurança hídrica nas cidades”, destacou.
A Facisc se destacou em diversas frentes importantes para o desenvolvimento do estado. Com a participação de 92 cidades, o projeto Voz Única Municipal fortalece o diálogo entre as demandas regionais e as esferas de decisão. Além disso, a Facisc integra o grupo de acompanhamento das obras do Contorno Viário, contribuindo para o progresso da infraestrutura logística. Em reconhecimento à sua atuação, a entidade foi convidada pela Secretaria de Estado da Fazenda para liderar o grupo de trabalho responsável pela implantação da Nota Fiscal Eletrônica. Outro marco recente foi o lançamento do Protótipo Alpha, uma iniciativa inovadora que aborda as causas da violência, reforçando o compromisso com soluções integradas para desafios sociais.
O segundo dia de reuniões de diretoria da Facisc foi realizado na quarta-feira, 4/12, e teve como foco as ações do Grupo de Gestão, que compreende as pastas de Conexão com Afiliadas, Programa Empreender, Capacitação, Soluções Empresariais, Financeiro, Marketing, Administrativo e Projetos e Secretaria.
O terceiro dia da Reunião de Diretoria, 5/12, compreendeu o grupo Temático, composto pelas pastas Voz Única, Setorial, Ferrovias e Agronegócio, Relações Internacionais, Sustentabilidade, Articulação Estratégica, Institucional e Jurídico. As cinco primeiras pastas fizeram uma apresentação em conjunto pois estão muito próximas e os assuntos estão interligados.
Deixe seu comentário