O Dia Internacional da Animação (DIA), comemorado em 28 de outubro, terá uma programação diversificada e gratuita para 21 cidades de Santa Catarina. O destaque será a Mostra Oficial, realizada simultaneamente em todas as localidades participantes, às 19h, com exibições de curtas-metragens de animação. Serão apresentadas uma hora de produções brasileiras (Mostra Nacional) e uma hora de produções internacionais (Mostra Internacional).

Além da Mostra Oficial, a programação se estende durante a semana anterior e posterior ao evento, com exibições voltadas ao público infantil (Mostra Infantil) e à temática ambiental (Mostra Ambiental). As sessões ocorrerão em cinemas, escolas e instituições, todas com entrada gratuita, abertas ao público de diferentes faixas etárias.

As cidades que terão programação do DIA são Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José, Chapecó, Palhoça, Lages, São Francisco do Sul, Navegantes, Balneário Piçarras, Imbituba, Joaçaba, São Miguel do Oeste, São Joaquim, Quilombo, Penha, Balneário Gaivota, Santa Rosa do Sul, Sombrio, Imaruí e Urupema.

Este ano, o DIA comemorará 18 anos de história em Santa Catarina com a Mostra Histórica Catarinense, que irá exibir títulos icônicos de animação local. Entre os destaques estão: Aventuras na Ilha da Magia (Direção de Rubens Belli, 2001); Menino Caranguejo (Direção de Chicolam, 2004); A Lenda do Brilho da Lua (Direção de Gabriela Dreher, 2007); Sereia e Pandemônio (Direção de Yannet Briggiler e Rodrigo Amboni, 2008); Fundo (Direção de Yannet Briggiler, 2014); e Almofada de Penas (Direção de Joseph Specker Nys, 2018). Para ampliar a acessibilidade, serão disponibilizados programas com audiodescrição, legenda e LIBRAS.

Para a responsável pela produção nacional do evento, Priscila Severo, a inclusão das produções de curtas catarinenses na programação reflete a valorização do cinema local. “O DIA dá visibilidade às produções brasileiras em um Estado que a indústria de animação está em pleno crescimento”, acrescenta.

O Dia Internacional da Animação acontece em mais de 250 cidades de todo o Brasil, com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema de animação, levando filmes de qualidade para grandes centros e para comunidades sem salas de cinema. “Queremos expandir o conhecimento sobre o cinema de animação, destacando a diversidade de estilos e técnicas, instigando especialmente os jovens a assistirem os curtas e perceberem que é possível fazer parte desse mundo da animação”, afirma Fabiano Florez, coordenador nacional do DIA.

O coordenador estadual do Dia da Animação, Pedro Clezar, destaca que evento amplia o acesso a filmes estrangeiros e nacionais com excelentes produções, além de valorizar a exibição de curtas animados catarinenses, fortalecendo tanto a cultura quanto a educação. "O Dia da Animação mostra a força da nossa cinematografia e amplia o acesso a um cinema que foge dos padrões comerciais", completou.

O evento foi viabilizado através do Prêmio Catarinense de Cinema da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em parceria com o Governo de Santa Catarina, com a Lei Paulo Gustavo e com recursos do Ministério da Cultura (Governo Federal), o que possibilitou a ampliação da programação para mais cidades no Estado, fortalecendo a difusão do evento.