O Governo do Estado de Santa Catarina e a Infra S.A assinaram o contrato que marca o início da elaboração do Plano Estadual de Logística de Transporte (PELT). Uma comitiva da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), liderada pelo presidente Elson Otto, participou do encontro, realizado na última sexta-feira (20), na sede da FIESC, em Florianópolis.

Na oportunidade, também foi definido o grupo de trabalho que vai acompanhar o andamento do estudo. Além disso, técnicos da Infra S.A apresentaram a metodologia que será aplicada na elaboração do plano.

“Temos sérios problemas de logística e isso amarra a produção e o desenvolvimento de Santa Catarina. Se resolvermos esses desafios, vamos crescer muito mais do que estamos crescendo”, disse o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral.

O presidente da SCPar, Renato Lacerda, destacou que uma das áreas de atuação da entidade é a atração de investimentos em infraestrutura e que o plano estadual de logística é uma ferramenta importante. A SCPar vai fiscalizar o contrato.

Em maio, o governo catarinense autorizou a contratação da Infra S.A para realizar o estudo. O contrato tem o valor de R$ 4.257.295,04 e os recursos para custeá-lo serão repassados pela SC Participações e Parcerias S.A. e são provenientes de dividendos recebidos do Porto de Imbituba.

A partir do PELT, o Estado terá um documento que fundamentará as ações públicas necessárias para que os diferentes modais de transporte possam atender as demandas da economia catarinense.