Imetro-SC verifica qualidade de 2,4 mil produtos em 13 municípios durante a Operação Eficiência Energética
-
A operação flagrou irregularidades em diversos estabelecimentos, que foram notificados e têm um prazo de 10 dias para apresentarem sua defesa. (Fotos: Divulgação / ImetroSC)
O Imetro-SC realizou a Operação Eficiência Energética para verificar se os eletrodomésticos comercializados no estado estavam em conformidade com a Etiqueta de Conservação de Energia Elégtrica
O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) concluiu a Operação Eficiência Energética, realizada entre os dias 29 de julho a 9 de agosto, em 13 cidades catarinenses: Itajaí, Tubarão, Brusque, Joinville, Maracajá, São Lourenço do Oeste, São Bento do Sul, São José, Biguaçu, Campo Erê, Rio Negrinho, Palma Sola e Florianópolis.
A Operação teve o objetivo de fiscalizar se os eletrodomésticos contêm a Ence (Etiqueta de Conservação de Energia Elétrica), que informa sobre o desempenho energético dos equipamentos.
De acordo com os dados divulgados, a Operação realizada pelos fiscais da área da Fiscalização da Qualidade resultou na verificação de 2.441 produtos, entre os quais, condicionadores de ar, refrigeradores, freezers, máquina de lavar roupa, TVs e outros eletrodomésticos comercializados no estado.
Um total de 56 itens estavam irregulares, sendo a maior parte das irregularidades refere-se a falta da etiqueta da Eficiência Energética ou a obstrução a mesma, que deve ficar na vista do consumidor. No total, 12 estabelecimentos foram notificados. As empresas notificadas têm um prazo de 10 dias para apresentar a defesa ao órgão delegado, no caso, o Imetro-SC.
O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, reforça a importância destas etiquetas e da fiscalização. “Atenção total para o consumidor catarinense é uma determinação do nosso governador Jorginho Mello, e a presença da etiqueta de eficiência energética nos eletrodomésticos traz uma informação muito importante. Com ela o consumidor sabe qual aparelho é mais econômico, ou seja, qual gasta menos energia, e pode assim tomar melhores decisões de compra”.
-
A operação flagrou irregularidades em diversos estabelecimentos, que foram notificados e têm um prazo de 10 dias para apresentarem sua defesa. (Fotos: Divulgação / ImetroSC)
-
A operação flagrou irregularidades em diversos estabelecimentos, que foram notificados e têm um prazo de 10 dias para apresentarem sua defesa. (Divulgação / ImetroSC)
Tags
- biguaçu
- Brusque
- Campo Erê
- Florianópolis
- IMETRO
- itajaí
- joinville
- Maracajá
- Palma Sola
- Rio Negrinho
- São Bento do Sul
- São José
- São Lourenço do Oeste
- Tubarão
Deixe seu comentário