A inauguração do novo Contorno Viário da BR-101, na Grande Florianópolis, prevista para este mês, e “As Novas Oportunidades de Desenvolvimento Econômico e Social” com a conclusão da obra pautaram a Plenária Regional da Federação das Associações Empresariais da Grande Florianópolis (Facisc). O encontro, realizado em Garopaba, na quinta-feira (1º) reuniu presidentes e outros representantes das associações da Capital (Acif), de Palhoça (Acip), Garopaba (Acig), São José (Aemflo), Biguaçu (Acibig), Canelinha (Acisc), Tijucas (Acit), Bombinhas (Aemb), Itapema (Acita) e São João Batista (Acisjb).

Quem falou sobre o tema foi o engenheiro e consultor sênior em Gestão de Cidades Inteligentes Cássio Taniguchi, que é reconhecido por ter presidido a Urbanização de Curitiba (URBS, 1972-1975), empresa que gerencia o sistema de transporte urbano da cidade, e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC, 1980-1983 e 1989-1994).

Ele destacou a importância da construção de uma política de desenvolvimento sustentável em torno do novo Contorno, com a participação do setor produtivo (por meio do Sistema Facisc) em conjunto com municípios da região metropolitana e governo do Estado. O especialista avalia, ainda, que é essencial elaborar um Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da região, com prioridade para a área compreendida no trecho de Biguaçu a Palhoça, além da atualização do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Plamus).

O vice-presidente regional da Facisc na Grande Florianópolis, Sander De Mira, ressaltou a importância das plenárias e de eventos realizados pelo Sistema Facisc para o fortalecimento das associações e da classe empreendedora. Entre eles o Conexão Facisc e o evento da regional com a palestra nacional de um dos principais especialistas em e-commerce e vendas do país, Alfredo Soares.

Outro assunto abordado na reunião foi o Voz Única Municipal. O presidente da ACIF, Célio Bernardi, destacou a importância do projeto para a organização dos pleitos e melhor articulação com o poder público.

Também fez parte do encontro uma visita técnica à Surfland Brasil, primeiro clube e resort em multipropriedade com piscina de ondas para surf do país.