Ópera mais popular do mundo será apresentada na Capital neste final de semana pela Camerata Florianópolis

Última ópera clássica produzida pela orquestra foi Carmen, em 2014

Foto: Divulgação/Camerata

A ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi, será apresentada no teatro do CIC, em duas sessões: sexta-feira e sábado desta semana. É uma superprodução comandada pela Camerata Florianópolis e com a participação de artistas reconhecidos nacional e internacionalmente. Foram muitos meses de preparação intensa, com ensaios, figurino, cenário etc. Os ingressos já estão disponíveis no site da Blueticket.  

Após oito anos sem apresentar uma ópera clássica - a última foi Carmen, realizada em 2014 - a Camerata traz à Florianópolis esta grande produção com uma montagem inédita e uma versão em forma de concerto - com a orquestra no palco invés de estar no fosso - todos os movimentos serão apresentados também em telões de Led. 

Ambientada na Paris do século XIX, a ópera revela os contrastes entre a alta sociedade, os valores burgueses e religiosos e a realidade festiva das cortesãs, que serviram de pano de fundo para o conturbado romance entre os personagens Violeta e Alfredo. 

Para protagonizar esta produção estarão no palco Carla Domingues, Giovanni Tristaci, Douglas Hahn, Marília Oliveira e Débora Almeida. A direção musical e regência é do maestro Jeferson Della Rocca. A direção cênica e preparação do coro é de Claudia Ondrusek e figurinos de José Alfredo Beirão. Com patrocínio do Beiramar Shopping, La Traviata tem a produção executiva assinada por Maria Elita Pereira.

ARTISTAS

A soprano Carla Domingues interpreta Violetta, a personagem central da ópera, uma cortesã de luxo que se apaixona por um homem rico e de família nobre, chamado Alfredo Germont. Este é o debut de Carla Domingues no papel de Violetta e, em novembro, a soprano fará sua estreia no Theatro São Pedro em SP, interpretando Zerbinetta, na ópera Ariadne em Naxos (Strauss).

O tenor Giovanni Tristacci interpreta Alfredo Germont, jovem destemido que rejeita sua posição social privilegiada para viver com Violetta. Com sólida carreira nacional e internacional, Giovanni é um dos tenores mais requisitados de sua geração e atualmente vive em São Paulo.

O barítono Douglas Hahn interpreta o personagem Giorgio Germont, pai de Alfredo. Ao longo dos seus 26 anos de carreira, Douglas tem atuado nas principais casas de ópera do Brasil e América Latina, tendo no seu repertório mais 45 papéis.

A soprano Marília Oliveira interpreta Annina, dama de companhia e auxiliar de Violetta. Marília é soprano coloratura e educadora musical licenciada pela UDESC, bacharel em canto pelo Conservatório Brasileiro de Música e mestre em canto com especialização em ópera pelo Conservatório de Maastricht.

A mezzo soprano Débora Almeida interpreta a personagem Flora Bervoix, a grande amiga e confidente de Violetta. Débora atua profissionalmente no cenário artístico há 15 anos, nas áreas do canto lírico e teatro musical. Participou de espetáculos no Abingdon Theatre em Nova York e em Padova, na Itália.



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br