Logo Jornal

Sexta-Feira, 21 de Junho de 2024




Empreendedorismo

Sebrae promove em São Miguel do Oeste a 16ª turma do Projeto Parceiro Anjo

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

A proposta está voltada a desenvolver competências comportamentais para fortalecer nos jovens participantes a capacidade de transformar o mundo em que vivem

Sebrae promove em São Miguel do Oeste a 16ª turma do Projeto Parceiro Anjo
Foto: Divulgação
- Jovens participantes da 16ª turma do Projeto Parceiro Anjo, em São Miguel do Oeste

Vinte e cinco jovens, na faixa etária de 14 a 19 anos, fazem parte da 16ª turma do Projeto Parceiro Anjo, no município de São Miguel do Oeste, no extremo oeste catarinense. A iniciativa social conta com o apoio do Sebrae/SC, entidades empresariais e investidores locais. 

As atividades iniciaram, nesta semana, com aplicação da metodologia do Programa Crescendo e Empreendendo, do Sebrae/SC, que aborda atitudes empreendedoras, características do comportamento empreendedor, trabalho e negócio e pensando no futuro. 

A proposta está voltada a desenvolver competências comportamentais para fortalecer nos jovens participantes a capacidade de transformar o mundo em que vivem, ampliar as possibilidades de realizar seus sonhos, de se preparar para enfrentar riscos calculados e mudanças, além de aumentar a rede de contatos. Entre os assuntos trabalhados estão: educação financeira, gestão, estratégia de venda, elaboração do currículo e educação ambiental. Também estão previstas visitas técnicas às empresas apoiadoras, aulas práticas de produção de alimentos, ações de sustentabilidade e plantio de hortaliças.

De acordo com o educador social e coordenador da ação, Luis Alberto Schoingele, é possível observar avanços nos resultados obtidos com os participantes, mas ao mesmo tempo perceber o desinteresse da juventude em buscar qualificação para o mercado de trabalho. “Há muitos projetos e oportunidades gratuitas, mas o jovem está cada vez mais retraído e com dificuldade de sair da zona de conforto. Por isso, ficamos muito felizes com essa nova turma, o que demonstra o interesse daqueles que entenderam a proposta”, analisa. 

Luis também faz um apelo para que os empresários se aproximem cada vez mais dos jovens, indicando participantes para o Projeto Parceiro Anjo, compartilhando suas experiências profissionais e disponibilizando vagas de trabalho. “Para essa iniciativa impactar ainda mais vidas e promover a transformação social é preciso do apoio de todos, poder público, iniciativa privada, entidades empresariais e a sociedade em geral”, explica.

Os encontros são realizados nas quartas-feiras, das 14h às 17 horas, no auditório do Sebrae/SC de São Miguel do Oeste ou no coworking da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (ACISMO). Em casos específicos podem ser transferidos para locais determinados como das visitas técnicas, da produção de alimentos e das ações de sustentabilidade. A duração do programa será de seis meses.

 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, ressalta que essa é uma parceria de sucesso por colocar em ação a estratégia do empreendedorismo social, que contribui de forma decisiva para a construção do futuro dos jovens, seja no curto, médio ou longo prazo. “Estamos muito felizes com esse projeto, que iniciou sua 16ª turma na região e já beneficiou aproximadamente 350 jovens no Estado. Muitos deles viraram empreendedores ou intraempreendedores nas empresas que buscaram profissionais com habilidades e características empreendedoras para contribuir com o desenvolvimento do negócio”, destaca.

Por acreditar na redução da desigualdade social por meio do empreendedorismo o Sebrae/SC disponibiliza um portfólio de soluções e programas na área da educação empreendedora. Exemplos disso são o Programa Crescendo e Empreendendo, Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e Infância.com. “São diversas oportunidades para o ensino fundamental, ensino médio e superior. Todos fundamentados na estratégia do empreendedorismo social em ação”, enaltece Trennepohl. “A parceria Sebrae/SC com o Projeto Parceiro Anjo é de longa data. O Luis participou da capacitação para instrutores do Programa Crescendo e Empreendendo e se tornou um empreendedor social, dedicando toda sua atuação na formação de jovens em vulnerabilidade social, que na verdade é o foco principal do programa”, relembra Trennepohl. 

16ª TURMAO Projeto Parceiro Anjo, em São Miguel do Oeste, conta com apoio institucional do Sebrae/SC e da Acismo. Também são apoiadores as seguintes empresas: Torfresma, Agostini Industrial, Pólo Comunicação, KNN Idiomas, TV GC, OdontoTop Hospital do Dente, Latitude Eventos, Sabor Artesanal, Sicredi, Cidimar Tratores, Planeta Smart, Bonno Atacado e Varejo, Hotel Catarina, Sinduscon Extremo-Oeste, Cor de Rosa Creative, Loja 7, Ótica Precisão, Contabilizar Mais SC, Techy Internet, Gambatto Veículos São Miguel, Donali Espaço Limpeza, Grupo Conak, Divino Restobar, Divinoveg, Advocacia Ochoa e Ludwig, Brocco Automóveis, New Holland Agriculture, Lomac Máquinas e Equipamentos, AgroBallen, Itamar Multimarcas, Rodomac, Piccol Uniformes Personalizados, Queijos Perosa, Swell Óptica e Joalheria, Deny Gambatto Motors, Hermes Construtora, Somaq e RTE Rodonaves.

  A iniciativa é uma das práticas deferidas pela Equipe da 14ª edição do Prêmio Innovare 2017, na categoria Justiça e Cidadania. As empresas interessadas em colaborar com o projeto podem entrar em contato pelo telefone (49) 9 8892-8484. 


logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br