Logo Jornal

Sexta-Feira, 21 de Junho de 2024




EVENTOS

Santa Catarina recebe o maior concurso de butecos do Brasil até 30 de abril

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Florianópolis, Blumenau e Joinville participam do Comida di Buteco, concurso que elege o melhor buteco do país

Santa Catarina recebe o maior concurso de butecos do Brasil até 30 de abril
Foto: Daiane Rodrigues
-

O maior concurso de butecos do Brasil está de volta à Grande Florianópolis. Até o dia 30 de abril, é possível visitar os bares, experimentar os petiscos e votar no melhor estabelecimento. No circuito de Florianópolis, 26 bares participam do concurso: Ambar, Ara Beach Bar, Aukanaii, Bar do Cris, Bar do Noel, Bar e Restaurante Tarrafada, Beer Praia, Boteco da Ilha, Boteco Itacorubi, Boteco O Mané, Botequim das Flores, Centro Social da Cerveja, Choperia Dazumbanho, Deck6, Dona Jovem Bar, Gaúchos na Barra, Morro das Pedras Bar e Restaurante, Nacanoa Oyster Bar, Puerto Escondido Kioske Mexicano, Sabores da Lagoa, Santo di Casa, Sufoco's Bar, Tonho Boteco, e Zeca Bar e Restaurante, todos na capital; Capitão Gaivota e Camarão Manezinho, em São José; e Bendito Boteco, em Palhoça. Os pratos concorrentes tem preço tabelado de R$30 em todos os estabelecimentos. O concurso é uma forma de reforçar a importância da cultura de buteco como uma essência dos brasileiros, convidando a todos para conhecerem lugares e sabores caseiros, pois, afinal, a vida é feita de buteco.

O tema da edição de 2023 é "Ervas e Especiarias", que remonta aos primórdios da história da humanidade e caminhos da culinária ao redor do mundo. A escolha se deve ao fato desses elementos serem utilizados nas cozinhas de todo o país, permitindo apropriações regionais e ampla variedade, onde os butecos podem explorar e abusar da criatividade. O concurso ocorre em 24 circuitos simultâneos em todo o Brasil, com mil butecos participantes. Em sua quinta edição na Grande Florianópolis, com bares participantes da capital, São José e Palhoça, o concurso também está presente pela primeira vez em Joinville e Blumenau. No Vale do Itajai são sete bares que participam do concurso: Alek Bar, Banga Dunga, Bar da Oma, Berlim - Delícias pra você, Box3222, In Natura, e Polpetta - Pão com Bolinho.

O Comida di Buteco é um concurso, e não um festival, elegendo o Melhor Buteco de cada circuito, e não o melhor petisco. O público e os jurados visitam os estabelecimentos para avaliar quatro categorias: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. Cada item tem um peso diferente nas notas, o petisco corresponde a 70% e as demais categorias 10% cada uma. A cada edição, a lista de butecos participantes altera 20% de sua base, gerando renovação e acirrando a competitividade.

Desde de 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é local, onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o Melhor Buteco Do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho, em uma cerimônia especial.

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade promocional da extinta Rádio Geraes FM, feita para resgatar botecos familiares e a cozinha local. Hoje, o concurso é feito em todo o país e  realizado em abril, simultaneamente em todas as cidades, demarcando esse período do ano como o mês de comemorar a cultura de buteco no Brasil.

Desenvolvimento socioeconômico e transformação de vidas

Com o foco sempre voltado para a valorização do pequeno comércio familiar, o concurso gera resultados que impactam toda a cadeia produtiva do setor e ajudam a desenvolver circuitos turísticos demarcados pelos butecos participantes e promovendo desenvolvimento socioeconômico.  Com a missão - “Transformar vidas através da cozinha de raiz – Buteco extensão de sua casa”, em 2022, o Comida di Buteco atingiu marcas históricas de performance sendo mais de nove milhões pessoas impactadas diretamente nos butecos; 900 mil votos, 730 mil fãs e 82 milhões de impressões nas redes sociais do concurso; 10 milhões de alcance nas redes sociais; nove milhões de pageviews no site; mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia de valor do ecossistema; 100 mil turistas presentes nos circuitos; e mais de oito mil empregos gerados.

Grandes marcas viabilizam a realização e validam a relevância do concurso

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa e como uma real plataforma para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: o buteco. Confira abaixo os principais parceiros desta edição.

Eisenbahn

"São em eventos como este que podemos entrar em contato direto com o consumidor e levar a mensagem do DNA artesanal de Eisenbahn. É sempre uma felicidade essa parceria que transporta a marca e o nosso consumidor para esse ambiente tão especial da gastronomia democrática. Assim, podemos explorar mais sabores para harmonização com nossa Unfiltered, e também fortalecer a nossa embalagem de 600ml que é ideal para consumo em bares e botecos”, comenta Karina Pugliesi, gerente de marketing da Eisenbahn.

Frontera

Frontera sabe que comer tem tudo a ver com viajar e nasceu com o objetivo de extrapolar para o universo de snacks as diferentes culturas do mundo. Perfeitos para serem consumidos a qualquer hora e momento, os snacks Frontera são preparados a partir dos melhores ingredientes e prezam pela melhor qualidade. A marca, que pertence a M. Dias Branco desde 2021, tem uma linha diferenciada de snacks, que hoje varia de tortillas a batatas. Neste ano, Frontera patrocina pela primeira vez o evento Comida di Buteco ao incentivar os bares a criarem petiscos utilizando as Tortillas Frontera. Os petiscos serão exclusivos do evento e pretendem ressaltar o sabor das tortillas da marca.

Santander: Empreendedorismo e Gastronomia

Apoiar o empreendedorismo é parte fundamental do papel do Santander em ajudar pessoas e negócios a prosperarem. É por isto que o Banco apoia a gastronomia: porque sabe que ela vai muito além do fogão. Todo prato que o restaurante prepara traz na receita um toque de prosperidade. Não só para quem cozinha, mas para quem planta os ingredientes, para quem transporta, para quem vende. A gastronomia é uma cadeia de oportunidades, que o Santander apoia do início ao fim: não só patrocinando grandes eventos e programas de setor, mas também investindo em soluções para apoiar quem empreende, da lavoura até o prato na sua mesa. Por isso, o Santander patrocina o maior concurso gastronômico nacional: o Comida di Buteco, que transforma pequenos negócios em todo o País. Na edição de 2023, haverá 10% de desconto na compra do petisco pagando com cartão Santander.

Getnet

“Mais uma vez, a Getnet reforça seu apoio ao Comida di Buteco, uma iniciativa sem igual na história da gastronomia brasileira. Assim como o concurso, que já virou uma tradição no país, a Getnet mantém uma relação muito próxima com o setor, oferecendo tecnologia em soluções de pagamento para facilitar a gestão e contribuir para a prosperidade dos negócios. Onde houver um boteco, um bar ou um restaurante, seja ele do porte que for, a Getnet estará lá.”

Mc Cain

McCain é patrocinadora do Comida di Buteco pelo nono ano consecutivo, apoiando esta iniciativa que valoriza e impulsiona o segmento de bares e botecos brasileiros, de grande importância para o mercado de batatas congeladas e aperitivos. McCain do Brasil Alimentos é uma divisão da McCain Foods Limited, uma empresa privada com sede no Canadá, a maior fabricante mundial de batata pré-frita congelada e líder mundial em aperitivos/snacks. Emprega cerca de 20 mil pessoas, operando mais de 55 fábricas em seis continentes e gera vendas anuais superiores a CDN $10,5 bilhões.

Chandon

Assim como a Chandon, o Comida di Buteco é genuinamente brasileiro. Faz parte da cultura gastronômica do país e reflete sua essência coletiva e plural. Em parceria com o Comida di Buteco, a Chandon anuncia que todos são bem-vindos em sua mesa, e convida seus consumidores a explorarem um mundo de possibilidades em ambientes descontraídos e a provar porções deliciosas, harmonizadas com seus espumantes excepcionais. Como uma forma de abraçar esse projeto e apoiar os butecos, a Chandon presenteará os campeões estaduais com uma Magnum Chandon Brut, e o campeão nacional ganhará uma viagem para 2 pessoas, para viverem uma experiência única na vinícola Chandon localizada em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Convidamos você para fazer parte da Comunidade Chandon e ter acesso às nossas novidades e benefícios exclusivos, se cadastre pelo link: www.chandon.com.br/newsletter.

Gordon’s

Usando os mesmos ingredientes que Alexander Gordon usou há mais de 250 anos, Gordon's criou o personagem clássico do gin para fazer o G&T perfeito com um sabor limpo e dominante de zimbro. É o gin mais vendido no mundo e em 2023 levará para o Comida di Buteco, seu sabor, para que todos os butequeiros possam experimentar “o gin dos gins”, premiado mundialmente. Em 12 circuitos do Comida di Buteco a marca estará presente com taças e materiais de merchandising, se aproximando do consumidor nesta ocasião.

Sympla

Fundada em 2012, a Sympla é o maior ecossistema de experiências do Brasil, oferecendo eventos presenciais e conteúdos digitais dos mais variados temas para mais de 20 milhões de consumidores e mais de 200 mil produtores, em mais de 3.300 cidades do país. A tecnologia faz parte do DNA da Sympla, e a parceria com Comida di Buteco cumpre o seu propósito: conectar pessoas a experiências únicas por meio da tecnologia. A Sympla acredita que pode ajudar os butequeiros a terem uma experiência melhor com o Concurso, entregando uma solução gratuita no seu App: o mapa dos bares participantes. Além disso, a parceria com Comida di Buteco permite levar educação sobre tecnologia e eventos para quase mil bares em mais de 40 cidades, ajudando pequenos negócios a crescerem através de uma ferramenta de gestão de tickets simples, barata e acessível

Piraquê Comida di Buteco

Fundada em 1950, a marca carioca de biscoitos, massas e torradas possui fábricas equipadas com alta tecnologia, que atuam para garantir que os produtos cheguem fresquinhos aos pontos de venda. Piraquê acredita que o concurso Comida di Buteco tem um Quê de Originalidade na essência, portanto, tem um Quê de Piraquê! Por isso, pela terceira vez, a marca patrocina a ação, que amplia a visibilidade de todos os botecos participantes. Neste ano, o novo produto Piraquê, licenciado para o projeto, são os deliciosos salgadinhos Comida di Buteco em formato de “pastelzinho” de trigo, nos sabores filezinho, anéis de cebola e pepperoni, que trazem a crocância e os sabores típicos de petiscos de boteco para o público."

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br