Logo Jornal

Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2024




Evento

Orquestra Brasileira apresenta concerto de Natal com projeção mapeada na Catedral

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Espetáculo terá audiodescrição e LIBRAS

Orquestra Brasileira apresenta concerto de Natal com projeção mapeada na Catedral
Foto: Toiá Oliveira
-

O Largo da Catedral será palco nesta sexta-feira (8/12) para um concerto natalino apresentado pela Orquestra Brasileira, projeto do pianista, compositor e maestro Luiz Gustavo Zago. O espetáculo Um Natal Brasileiro combina a essência da música popular com a música clássica e será acompanhado de uma projeção mapeada na Catedral Metropolitana foi uma obra composta especialmente para a cidade. O evento começa partir das 19h com abertura do Quarteto de Cordas Cruz e Sousa, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Toda a apresentação será acessível, com tradução simultânea em LIBRAS e audiodescrição. Para o público que quiser curtir sentado, serão disponibilizadas mil cadeiras.

Para o concerto Um Natal Brasileiro, o pianista Luiz Gustavo Zago rege a orquestra em uma performance com temas natalinos conhecidos em versões bem brasileiras, como ciranda, samba e baião. Os arranjos foram elaborados por Zago em colaboração com Alexandre Lunardelli, arranjador que atualmente cursa um mestrado na Espanha em trilha sonora.

Sucessos populares, como Felicidade, de Seu Jorge, e Clareou, de Diogo Nogueira, também estarão no repertório.

“Além das canções conhecidas, procuramos trazer peças do repertório brasileiro que não são necessariamente natalinas, mas que traduzem esse espírito de fé, esperança, renovação e amor”, adianta o pianista. Em caso de chuva, o evento será transferido para nova data

Orquestra Brasileira, de Zago, enaltece instrumentos populares

A Orquestra Brasileira é um projeto criado por Luiz Gustavo Zago em 2020. A proposta é colocar instrumentos da música popular brasileira e toda sua beleza em um contexto no qual possam interpretar qualquer tipo de peça, clássica ou popular.

Instrumentos como violão, cavaquinho, bandolim, acordeon, piano e percussões, entre outros, são executados em métodos de trabalho de uma orquestra. De 2020 para cá, a orquestra promoveu uma série de espetáculos, sempre inovadores e únicos a cada edição.

Instrumentistas de renome no Largo da Catedral

Para o concerto Um Natal Brasileiro, a Orquestra Brasileira terá a participação de 13 instrumentistas de grande renome na cena catarinense: Luiz Gustavo Zago (piano e regência), Eduardo Pimentel (violão), Filipe Muller (violão), Igor Ishikawa (violão), Tiê Pereira (contrabaixo acústico), Duh Romão (cavaquinho), Lucas Martinez (bandolim), Rafael Petry (acordeon), Richard Montano (bateria), Alexandre Damaria (percussão), Neno Moura (percussão), Ana Luisa Remor (flauta transversal) e Elio Vistel (flauta e sax).

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br