Logo Jornal

Sexta-Feira, 21 de Junho de 2024




Capacitação

ESPM lança curso Gestão de Marcas no Esporte focado nas modificações na legislação esportiva

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Segunda edição do curso traz os impactos da SAF e das mudanças na Lei Pelé

ESPM lança curso  Gestão de Marcas no Esporte focado nas modificações na legislação esportiva
Foto: FGV
- As aulas abordarão conceitos básicos do direito desportivo e as modificações legislativas . A participação pode ser presencial ou pela plataforma Zoom

A Escola Superior de Propaganda e Marketing  - ESPM vai realizar, em junho, a segunda edição do curso: Gestão de Marcas no Esporte – os impactos da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) e das mudanças na Lei Pelé. O curso será ministrado pelos professores Gustavo Cesário e Roberta Ferreira Severo e é destinado a profissionais de marketing, publicidade, jornalismo, administração, advogados e demais interessados no tema.  A participação pode ser presencial ou pela plataforma Zoom.

Mestres
Gustavo Cesário é doutor em Administração pela FGV/EBAPE, mestre em Administração de Empresas pela FGV/EAESP e bacharel em Propaganda e Marketing pela ESPM-SP. Em 2020 foi pesquisador-visitante na Rutgers Business School (Universidade de New Jersey). 

Roberta Ferreira Severo é mestranda em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia do INPI. Especialista em Gestão, Marketing e Direito do Esporte pela FGV/FIFA/CIES. Especialista em Direito Desportivo pela Universidade Cândido Mendes – AVM. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo – SBDD. 

O curso

Neste curso, o aluno terá uma visão integrada do marketing e do direito na gestão estratégica do esporte. As aulas abordarão conceitos básicos do direito desportivo e as modificações legislativas que aumentaram a relação marketing-direito desportivo. Através de análises práticas e estudos de caso, será demonstrada a importância estratégica desta relação com a finalidade de evitar riscos para as marcas dos clubes, empresas e atletas, assim como conflitos jurídicos que vêm crescendo com o aumento da exposição e engajamento provocados pelas mídias sociais.​

Programação

O esporte sempre foi uma importante ferramenta para a construção da reputação e do reconhecimento das marcas de patrocinadores. Entretanto, nos últimos anos temos visto um fortalecimento das marcas das próprias entidades esportivas, que exploram mais e mais nichos de mercado, criando a necessidade de uma gestão mais atenta e profissional deste ativo.

​Somado a isso, alterações legais (como Lei da SAF e uma possível nova Lei Geral do Esporte), decisões judiciais (como a perda da marca de um clube) e administrativas (criação de Ligas) podem demandar mais dos profissionais deste mercado, como também criarem mais oportunidades de trabalho.

​Este curso proporciona uma visão interdisciplinar entre o marketing e o direito desportivo, apresentando novos modelos contratuais e estratégias de gestão do marketing esportivo.​

Aula 1 – Gestão de Marca no Esporte como Ferramenta Estratégica

Aula 2 – As Novas Oportunidades com a SAF e a as Modificações à Lei Pelé

Aula 3 – Implementação de Gestão de Marca no Esporte

Inscrições pelo site


logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br