Logo Jornal

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024




Tecnologia

Setor tecnológico de Florianópolis será tema de palestra nos Estados Unidos

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Setor tecnológico de Florianópolis será tema de palestra nos Estados Unidos
Foto:
- Daniel Leipnitz, presidente do Conselho da ACATE, mostrará o ecossistema de inovação da capital catarinense em painel no SXSW

Mostrar ao mundo a pujança do ecossistema de inovação de Florianópolis. O presidente do Conselho da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Daniel Leipnitz, embarca para os Estados Unidos na próxima semana com esse objetivo em mente. O executivo apresentará o setor de tecnologia da capital catarinense durante um painel no South by Southwest (SXSW), um dos maiores eventos do setor no mundo, que ocorre anualmente em Austin, no Texas. A palestra está marcada para o dia 12 de março.
De acordo com Leipnitz, a ideia principal é mostrar como Florianópolis se tornou um dos principais polos tecnológicos da América Latina. Em sua exposição, ele mostrará como a cidade se transformou de uma relativamente pequena ilha de pescadores para um dos principais epicentros da inovação no país.
“O sentimento é de muito orgulho então acredito que essa será uma grande oportunidade de mostrar todo o nosso ecossistema, de como uma pequena ilha no Sul do Brasil se tornou o Vale do Silício brasileiro. A expectativa é das melhores”, afirma Leipnitz.
Entre os dados a serem apresentados no SXSW está o fato de que o faturamento anual do setor de tecnologia na região de Florianópolis já supera os US$ 2 bilhões (R$ 10,2 bilhões) e que já são mais de 5 mil empresas na cidade, sendo o principal arrecadador de impostos municipais.
“Vamos mostrar toda a trajetória da nossa cidade até atingirmos o atual estágio. Nós conseguiremos atingir outros ecossistemas da América Latina e também dos Estados Unidos. Quando recebemos embaixadores e outras autoridades internacionais, eles sempre ficam muito surpresos com o que nós temos. Então essa é uma oportunidade de mostrar tudo para um número muito maior de pessoas”, complementa Leipnitz.
Também no evento, ocorrerá o pré-lançamento da versão em inglês do livro Ponte para Inovação (Bridge to Innovation). Escrita por Leipnitz e pelo jornalista Rodrigo Lóssio, a obra conta a história da criação do ecossistema de inovação em Florianópolis. Além do presidente do conselho, a ACATE também enviará uma missão ao evento no Texas, em parceria com a ADVB-SC e a empresa Cidade Inovadora.
O SXSW ocorre entre os dias 08 e 16 de março. A primeira edição do evento foi em 1987. Anualmente, milhares de pessoas de todo o mundo se reúnem em Austin para o festival que, além de tecnologia, também engloba música e cinema.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br