Logo Jornal

Domingo, 3 de Março de 2024




FACISC

13ª edição da Semana da Escultura começa nesta sexta em Treze Tílias

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

13ª edição da Semana da Escultura começa nesta sexta em Treze Tílias
Foto: Marcos Spies / TV Oeste News
- Treze Tílias, conhecida como a capital catarinense da escultura, terá programação especial no 13ª edição da semana da Escultura

Para quem visita Treze Tílias, a Capital Catarinense dos Escultores e da Escultura em Madeira, no período de carnaval, também terá a oportunidade de participar da Semana da Escultura. O evento, que acontece de 09 a 13 de fevereiro, promete encantar turistas e visitantes com a beleza da arte revelada em entalhes de madeira nobre. A programação, lançada pela Secretaria de Turismo, em parceria com a Associação de Turismo de Treze Tílias (ASTURTILIAS), a cada dois anos, conta com atrações para toda a família.
Um grupo reunindo os 15 principais escultores, oficializaram participação no evento. Os nomes de Bernardo Moser, Bruno Thaler, Christian Moser, Conrado Moser, Conrado Michael Moser, Ellen Thaler, Evandro Marcos Ferronato, Germano Pattis, Ingrid Thaler, Rudi Moser, Starbak Schneider, Suzy Thaler Perondi, Vinicius Thaler e Werner Thaler, integram à lista.
“A escultura de Treze Tílias é uma característica peculiar de nossa cidade, herança cultural que veio com a imigração austríaca, que nos primeiros anos aconteceu em forma de artesanato mais familiar, hobby, mas com o passar dos anos tomou uma dimensão diferente, de trabalho artístico profissional e foi uma das maneiras que o município ficou conhecido no país a fora.Desta forma, esta Semana das Esculturas vem para celebrar esta características e todas as nossas conquistas”, comemora Werner Thaler, que trabalha com esculturas há mais de 40 anos, uma arte que passa de geração em geração.
Para a escultora Ingrid Thaler, que trabalha com esta arte há mais de 35 anos, a Semana da Escultura é uma forma de trocar experiências e mostrar o trabalho artístico dos profissionais. “Com a produção das esculturas, a tradição da nossa família está sendo mantida por três gerações e estamos levando para a próxima. Acredito que este evento é uma oportunidade para quem nunca viu esta ação artesanal sendo feita, conhecer cada atelier de perto e os diferentes estilos de peças e ferramentas usadas. Quantas riquezas temos para ver e para mostrar. Parabéns às pessoas que empreendem aqui e às que ajudam a manter as tradições culturais de nossa cidade. Venham participar com a gente”, convida ela, ao destacar ainda, que no ano passado, já participou também de uma feira internacional de artesanato intermediada pelo Instituto Del, em Florianópolis, que foi tão importante para mostrar seus produtos e conseguir captar mais clientes”, frisa.
Ao longo dos dias, o evento vai oferecer exposição e venda de esculturas, além de atendimento ao público nos ateliers e concertos musicais integrados pelo Sommer Konzerte (Concerto de Verão), com a Banda dos Tiroleses.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br