
CRCSC e Governo de SC promovem evento para incentivar doações a Fundos Sociais

-
CRCSC e Governo de SC promovem evento para incentivar doações a Fundos Sociais (Fotos: Divulgação)
No dia 2 de abril, em Itajaí, será realizada uma palestra no Teatro Adelaide Konder, na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e da presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais.
Os Fundos Sociais desempenham um papel essencial no financiamento de políticas públicas que combatem desigualdades e promovem melhorias para as populações mais vulneráveis. No entanto, a arrecadação dessas doações ainda está muito abaixo do potencial. Para mudar essa realidade, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) e o Governo do Estado uniram forças para promover um evento e conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a importância dessas destinações.
No dia 2 de abril, em Itajaí, será realizada uma palestra no Teatro Adelaide Konder, na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e da presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais. O objetivo é esclarecer como os contribuintes podem direcionar parte do Imposto de Renda para os Fundos Sociais, garantindo que esses recursos sejam investidos diretamente em causas que beneficiam diretamente os municípios catarinenses, ao invés de serem enviados ao Governo Federal.
Os números reforçam a urgência dessa iniciativa: em 2024, de um potencial de arrecadação de R$ 487,82 milhões, apenas R$ 17,16 milhões foram destinados por pessoas físicas, o que representa apenas 3,52% do total possível para os fundos específicos da infância e adolescência e idosos. Esse baixo índice demonstra a falta de informação sobre essa possibilidade, algo que a palestra pretende mudar.
Apoio da contabilidade na transformação social
A presidente do CRCSC destaca que a participação dos profissionais da contabilidade é fundamental nesse processo, uma vez que podem orientar os contribuintes sobre como destinar parte do imposto devido para os diferentes fundos existentes, tais como infância e adolescência, idosos, projetos esportivos, culturais e audiovisuais, entidades de combate ao câncer e entidades de apoio a pessoa com deficiência.
“Os profissionais da contabilidade estão preparados para guiar os cidadãos nesse processo, assegurando que a destinação seja feita corretamente e com segurança. Essa é uma forma simples e eficaz de transformar o imposto em um investimento para o bem-estar da nossa sociedade”, enfatiza Marisa Luciana Schvabe de Morais.
Mobilização e apoio institucional
O evento conta com o apoio das prefeituras de Itajaí e Balneário Camboriú, da UNIVALI, da Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc) e de diversas entidades do setor contábil, como Sescon SC, Sescon GF, Sescon Blumenau Vale Europeu e Sescon Sul.
Inscrições abertas
A participação no evento é gratuita e as inscrições podem ser realizadas pelo link: https://www1.cfc.org.br/sisweb/SGEWebSgi/View/User/login.aspx?F29.
Deixe seu comentário