O evento ocorrerá na próxima quarta-feira, 22 de janeiro, e terá uma programação intensa durante todo o dia

 A cidade de Blumenau será o primeiro município a receber uma das Conferências Microregionais de Inovação do programa SC Mais Inovação, desenvolvido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e executado pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

O evento ocorrerá na próxima quarta-feira, 22 de janeiro, e terá uma programação intensa durante todo o dia, com atividades que incluem visitas a empresas, encontros com o setor produtivo e uma conferência que reunirá representantes da academia, setor produtivo e sociedade civil organizada, às 14 horas no Centro de Inovação de Blumenau (CIB).

“As conferências microrregionais foram pensadas para conectar os atores da quadrihélice da inovação. Essa conexão, pautada nos cinco pilares essenciais do programa SC Mais Inovação e nos objetivos do governador Jorginho Mello para o desenvolvimento econômico e social catarinense, vai permitir que, com sinergia e contribuições mútuas, o objetivo de fortalecimento do setor de inovação e tecnologia no Estado seja catalisado. Todo esse processo trará a geração de valor para os produtos e serviços produzidos em Santa Catarina”, destaca o secretário estadual Marcelo Fett.

O SC Mais inovação foi lançado pelo Governo do Estado em outubro de 2024 e tem como objetivo o fortalecimento da inovação e tecnologia em Santa Catarina. O programa tem a meta de atingir 86 mil empregos no setor, além de expandir a participação do empreendedorismo inovador e tecnológico no PIB catarinense, subindo de 7,5% a 10%. As conferências microrregionais têm como principal intuito incentivar a troca de conhecimentos e experiências, além de promover a colaboração entre universidades, empresas e autoridades locais.

Em Blumenau, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto o ecossistema inovador da região, além de discutir estratégias para fortalecer a inovação em todos os setores da economia catarinense. “Este é um momento importante para aproximar a academia, o setor produtivo e a sociedade civil em busca de soluções inovadoras que impulsionem o desenvolvimento regional e estadual”, destaca a presidente da Acafe, Luciane Ceretta.

A região do Vale do Itajaí, reconhecida por seu forte polo industrial e de inovação, será palco de debates e ações que visam mapear as principais demandas e oportunidades para o avanço de tecnologias e soluções sustentáveis que contribuam para o crescimento econômico e social da região e de todo o estado.

Roteiro

O roteiro continua no dia 23, em Rio do Sul. O evento ocorrerá às 14h30 no auditório do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). A agenda para o dia seguinte, 24, contará com duas cidades. No período matutino, em Curitibanos, o momento de conexão terá como palco a Associação Empresarial. Na parte da tarde, o local do evento será o auditório da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), em Campos Novos.

 

Tags

  • Ciência
  • conferência