No dia 12 de janeiro é celebrado o Dia do Empresário Contábil, uma data que ressalta a importância desses profissionais para o desenvolvimento econômico do país.
A economia formal depende das empresas, e toda empresa, seja ela pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, de pequeno ou grande porte, depende dos profissionais da contabilidade, e os números impressionam e demonstram a relevância do setor.

No Brasil, são 96.106 organizações contábeis dedicadas a auxiliar organizações e pessoas físicas a cumprirem suas obrigações fiscais e a tomarem decisões estratégicas. Em Santa Catarina, este número é de 5.540, demonstrando a relevância do segmento no estado.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, ressalta que o empresário contábil é muito mais do que um responsável por encargos burocráticos. “Ele é um consultor de negócios, um parceiro estratégico que auxilia as empresas a crescerem de forma sustentável e a se adaptarem às constantes mudanças do mercado.", declara Marisa.

Ao contribuírem com o fortalecimento das organizações, os empresários contábeis contribuem também para que a cadeia produtiva funcione bem, financeiramente e socialmente, gerando empregos e renda e transformando a realidade de muitas famílias e, como consequência, a economia passa a caminhar de forma mais sólida.

Além disso, ao cuidarem da saúde financeira das organizações, os empresários contábeis desempenham papel essencial no desenvolvimento do país. “Ao garantirem a correta aplicação das leis tributárias, contribuem para a arrecadação de recursos destinados a áreas como saúde, educação e infraestrutura”, reforça a presidente do CRCSC.