Abralegal defende transparência na divulgação dos atos públicos
-
Advogado da Abralegal, Bruno Camargo, em palestra no evento (Fotos: Divulgação IX ENTC)
É a garantia para que o cidadão saiba qual o destino de cada centavo dos tributos recolhidos e como esse dinheiro está sendo aplicado, proclamou Camargo, da Abralegal
Notícia da Rede Catarinense de Notícias (RCN) - parceira do Jornal Metas
A ABRALEGAL- Associação das Agências e Veículos Especializados em Publicidade Legal - teve uma importante participação no IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento teve início na segunda feira, 11, e termina nesta quinta-feira, 14.
Em sua apresentação, o advogado da Associação, Bruno Camargo, defendeu que cada ato envolvendo recursos públicos seja devidamente publicado, tanto em diários oficiais, como em diários de grande circulação, exatamente como diz a lei. Segundo o palestrante, essa dupla publicação garante a disseminação da informação e permite que qualquer cidadão possa acompanhar de perto o uso do dinheiro público.
Transparência é a chave, a garantia para que o cidadão saiba qual o destino de cada centavo dos tributos recolhidos e como esse dinheiro está sendo aplicado, proclamou Camargo, da Abralegal. Reforçou que o trabalho da Associação é evitar qualquer forma de irregularidade e que esse compromisso com a transparência não é apenas uma exigência legal, mas um dever moral, "que nos guia e nos motiva diariamente", conclui o advogado da Associação das Agências e Veículos Especializados em Publicidade Legal.
-
Usina Hidrelétrica de Itapu (Fotos: Divulgação)
As múltiplas influências da inteligência artificial são tema de palestra no ENTC
A inteligência artificial (IA) tem impactado diversos aspectos sociais e econômicos do mundo contemporâneo, desde atividades cotidianas do trabalho até as formas de comunicação e interação entre as pessoas. A arte, tradicionalmente vista como um domínio exclusivamente humano, também vem passando por transformações influenciadas por essa tecnologia.
Para refletir sobre essas mudanças, o IX Encontro Nacional de Tribunais de Contas trouxe em sua programação cultural, no dia 11 de novembro, a palestra TED “Arte e dados: a revolução da inteligência artificial”, do fundador do Ouchhh Studio, uma referência mundial em arte digital e experiências imersivas, Ferdi Alici.
Durante a sua exposição no IX ENTC, além de debater as mudanças trazidas pela IA para o campo artístico e social, Alici apresentou uma intervenção exclusiva com dados sobre as mudanças climáticas, um dos temas do IX ENTC, no Brasil ao longo do tempo a partir de informações captadas por 20 satélites da NASA. O Ouchhh Studio é um dos principais players na área de arte digital e experiências imersivas.
Saiba mais sobre o palestrante
Ferdi Alici: É um renomado artista de Novas Mídias, conhecido por suas contribuições inovadoras no campo da arte pública baseada em inteligência artificial e grandes dados. Como fundador do Ouchhh Studio, estúdio premiado que lidera projetos de arte digital em mais de 75 países e cidades ao redor do mundo, tem se destacado por integrar arte, ciência e tecnologia de forma única.
Ministros do Supremo e do TCU debatem o políticas públicas no IX ENTC
O IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC) participam, em Foz do Iguaçu (PR), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli e Luiz Fux, além dos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas, Benjamin Zymler e Antonio Anastasia. Eles participarão dos debates em torno do tema "Controle externo, diálogos institucionais e efetividade das políticas públicas", entre os dias 11 e 14 de novembro.
A expectativa é que o evento reúna cerca de 1,5 mil pessoas, entre autoridades do setor público, especialistas, gestores, servidores públicos e acadêmicos. Durante as atividades, que estarão concentradas no Mabu Thermas Grand Resort, os participantes poderão ouvir palestras, participar de apresentações de projetos e conhecer um pouco mais das boas práticas do Sistema Tribunais de Contas
Em mensagem aos participantes, os organizadores do evento - uma parceria entre Atricon, TCE-PR, IRB, CNPTC, Abracom e Audicon - escrevem: "Buscamos debater temas centrais da efetivação das políticas públicas brasileiras, abordando de forma transversal questões afetas ao papel dos Tribunais de Contas como agentes catalisadores na concretização das políticas públicas. Nosso objetivo principal é o aperfeiçoamento do Sistema em prol da efetividade das políticas públicas"
IX ENTC tem experiência imersiva em criação de IA enviada ao espaço pela NASA
Os participantes do IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (IX ENTC) poderão vivenciar uma experiência imersiva em um cubo de led com a projeção da criação “The Human Cell Atlas”, de autoria do Ouchhh Studio. A intervenção de arte é uma obra pioneira que combina arte e ciência, representando a complexidade e a beleza das células humanas.
Em 2023, “The Human Cell Atlas” fez história ao ser a primeira obra de arte de IA a ser levada ao espaço, a bordo do foguete SpaceX Falcon 9, a partir do Kennedy Space Center da NASA. A missão marcou o primeiro pouso de uma espaçonave americana na superfície da Lua desde a missão Apollo 17, em 1972, simbolizando a interseção entre ciência, tecnologia e expressão artística.
O coletivo de arte é sediado em Istambul, na Turquia, e possui escritórios em Los Angeles, Barcelona, Viena, Londres, Paris e Berlim. O fundador do Ouchhh Studio, Ferdi Alici, será um dos palestrantes do Encontro Nacional, no dia 11 de novembro, às 17h
A atividade oferecerá uma oportunidade de interação com elementos visuais e auditivos da obra, convidando os visitantes a refletirem sobre a conexão entre humanidade e ciência. A criação já foi exposta no Cannes Film Festival, Art Dubai, Orlando Kennedy Space Center, Digital Art Week London e Milano Digital Design Days.
Para criar a obra, o Ouchhh Studio, em colaboração com a Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN), utilizou dados do mapa de células humanas. A iniciativa científica global, que reúne biólogos, médicos, tecnólogos, físicos, cientistas computacionais, engenheiros de software e matemáticos, busca mapear todas as células do corpo humano. O objetivo é criar um atlas abrangente que detalhe os diferentes tipos de células, suas características, funções e interações. Esse projeto visa melhorar a compreensão da biologia humana e de doenças e promover avanços na medicina regenerativa.
Apoio institucional: TCE-MT, TCE-SC, TCE-RO, TCM-GO, TCE-RS, ASUR, Ampcon, ANTC e CNPGC.
Patrocinadores: Cemig, Codemge, Itaipu, ABDI, Sanepar, BID, CNI, CFC, Abralegal, Geap Saúde e Editora Forum
-
Usina Hidrelétrica de Itapu (Divulgação)
Deixe seu comentário