logo RCN

Ultimas :

14/11/2024 08:45
COP 29 em Baku

Coalizão Climática de Baku para a Transição Verde das pequenas empresas

Por Rita Lombardi

 Publicado 14/11/2024 00:39  – Atualizado 14/11/2024 08:45

  • Durante a assinatura, o presidente do Sebrae, Décio Lima, enfatizou que a sustentabilidade precisa ser para todos. (Fotos: Divulgação)

Durante assinatura, presidente do Sebrae, Décio Lima, afirma que a sustentabilidade tem que ser para todos

(Baku) – O Sebrae assinou, nesta quarta (13), declaração inédita para apoiar os pequenos negócios a realizarem transição verde durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29) em Baku. A assinatura foi com as agências nacionais de pequenas empresas do Azerbaijão e do Brasil e o centro de internacionalização de pequenos negócios da ONU. As organizações também assinaram acordos para marcarem sua parceria no estabelecimento da agenda de pequenas empresas no contexto climático global.

Na mesma ocasião, o Sebrae, o International Trade Centre (ITC, por sua sigla em inglês) e a Small and MediumBusiness Development Agency of the Republic ofAzerbaijan (KOBA) assinaram também a Declaração Conjunta sobre a Coalizão Climática de Baku para a Transição Verde das PMEs, convidando outras instituições internacionais a apoiarem a iniciativa. A Declaração das PMEs – a primeira deste tipo – ajudaria a estabelecer pequenas empresas como um grupo chave para se engajar no avanço da transição verde, com vistas para a COP30 no Brasil e mais.

Durante a assinatura, o presidente do Sebrae, Décio Lima, enfatizou que a sustentabilidade precisa ser para todos. “Sustentabilidade não pode ser apenas para uma parte da Humanidade, precisa ser para todos. Os pequenos negócios são a maioria do planeta. É preciso entender que a sustentabilidade não é só acumular riquezas.

Estamos aqui para dar visibilidade na COP 29, a necessidade de haver, nos países, um processo protetivo para as pequenas economias. Com isso, esses pequenos negócios irão alcançar a própria sustentabilidade em um sistema que não foi feito para eles. Para ter sucesso da sustentabilidade é essencial a inclusão de entidades como as nossas. Somos aqueles quem podem dar passos seguros hoje no mundo”, afirmou o presidente do Sebrae, Décio Lima.


A Diretora executiva do ITC, Pamela Coke-Hamilton, declarou que permitirá a construção de sociedades mais juntas. “Proteger nosso ambiente natural não é apenas uma promessa para as gerações futuras. É uma maneira de efetuar mudanças duradouras para melhor dentro da nossa sociedade”, enfatizou Pamela.

A assinatura foi com as agências nacionais de pequenas empresas do Azerbaijão e do Brasil e o centro de internacionalização de pequenos negócios da ONU.
  • A assinatura foi com as agências nacionais de pequenas empresas do Azerbaijão e do Brasil e o centro de internacionalização de pequenos negócios da ONU. (Fotos: Divulgação)

 

Para Décio Lima em uma economia globalizada, sustentável é preciso incluir os pequenos na inovação e na transição verde, mas sobre tudo somos nós que podemos retirar as pessoas do mapa da fome”, enfatizou o presidente do Sebrae.

A Declaração convoca a colaboração global para o apoio dos pequenos negócios em suas mudanças para modelos de negócios sustentáveis. Pequenas empresas, vitais para o crescimento econômico global, enfrentam barreiras no acesso a financiamento, tecnologia e conhecimento. A Coalizão se compromete a conscientizar, aprimorar a capacitação, melhorar o acesso a financiamento verde e promover a inovação para ajudar os pequenos negócios a adotarem práticas sustentáveis. Ela enfatiza a cooperação Sul-Sul e soluções de bioeconomia, visando integrar pequenos empreendimentos às cadeias de suprimentos verdes e facilitar suas transições para atingir emissões net zero.

O documento foi assinado na Zona Azul da COP29 por Pamela Coke-Hamilton, Diretora Executiva do ITC; Orkhan Mammadov, Chairman do Conselho de Administração da KOBA; e Decio Lima, Presidente do SEBRAE. A Declaração foi organizada pela KOBA.

Fortalecendo parcerias
As três organizações – KOBA, SEBRAE e ITC – assinaram um termo de compromisso para cooperação no alcance do desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo, conforme descrito na Agenda de Desenvolvimento 2030 da ONU e para facilitar a transição de baixo carbono das PMEs. A KOBA e o ITC assinaram uma carta de intenções para apoiar a transição verde das PMEs em questões decorrentes da Declaração, bem como na implementação de atividades relacionadas ao desenvolvimento destes negócios.

Orkhan Mammadov, Chairman do Conselho de Administração da KOBA, afirmou: “A transição verde das PMEs promove o desenvolvimento sustentável ao aumentar sua competitividade e o acesso a novos mercados. Acreditamos que a Declaração iniciada pela KOBA contribuirá para facilitar a transição verde das PMEs globalmente e, finalmente, para a formação de um futuro mais sustentável. O apoio do ITC e do SEBRAE é particularmente importante na promoção da Declaração. A cooperação trilateral estabelecida em linha com a implementação da Declaração também permitirá que as PMEs do Azerbaijão se beneficiem da experiência de organizações relevantes. A assinatura dos documentos acima mencionados que apoiarão a facilitação da transição verde das PMEs dentro da COP29 é particularmente significativa e mais uma vez demonstra o comprometimento do Azerbaijão com a sustentabilidade ambiental.”

Pamela Coke-Hamilton, Diretora Executiva do International Trade Centre, disse: “Pequenas empresas formam a espinha dorsal da maioria das economias e a maior parte dos fornecedores ao longo das cadeias de suprimentos globais, então suas ações — ou reações — quando se trata de mudanças climáticas são importantes. Estamos ansiosos para trabalhar com a KOBA e o SEBRAE para destacar as perspectivas e os pontos problemáticos das pequenas empresas de países em desenvolvimento no contexto climático e equipá-las para agir, para que possam impulsionar a transição verde.”

Décio Lima, Presidente do SEBRAE, afirmou: "As pequenas empresas são essenciais para fomentar oportunidades não só no Brasil, mas no mundo. Em 2023, de cada 10 empregos criados em nosso país, oito vieram de micro e pequenas empresas. Neste ano, somos o segundo país do mundo a receber investimentos internacionais, o que confirma como a economia brasileira está no caminho certo. Inovação, sustentabilidade e inclusão são conceitos que não tem volta. Portanto, a transição verde só acontecerá se os pequenos negócios forem contemplados na cadeia de valor. Estamos prontos para a COP 30."

Sobre o International Trade Centre - ITC é a agência conjunta da Organização Mundial do Comércio e das Nações Unidas. O Centro auxilia pequenas e médias empresas em economias em desenvolvimento e em transição a se tornarem mais competitivas nos mercados globais, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico sustentável dentro das estruturas da agenda Aid-for-Trade e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Para mais informações, visite www.intracen.org. Siga o ITC em X | Facebook | LinkedIn | Instagram | Flickr

Sobre o SEBRAE - O Sebrae é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, entidade privada sem fins lucrativos que tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável e competitivo das pequenas empresas. Com base em sua longa experiência no segmento, tornou-se especialista no desenvolvimento de pequenos negócios no Brasil. Seu principal papel é fomentar o empreendedorismo, oferecendo orientações para ajudar os pequenos negócios a crescer e gerar mais empregos, ajudando a desenvolver a economia brasileira.

Sobre a KOBiA – Small and Medium Business Development Agency (KOBA) of the Republic ofAzerbaijan é uma entidade jurídica pública estabelecida pelo Decreto do Presidente da República do Azerbaijão datado de 28 de dezembro de 2017 para apoiar o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas e aprimorar seu papel no desenvolvimento econômico. Fornece informações, consultoria, assistência jurídica, proteção de interesses, treinamento, coordenação e assistências em áreas como melhoria de serviços públicos fornecidos ao setor privado, proteção de interesses de MPMEs, desenvolvimento de acesso destes negócios ao conhecimento, acesso a mercados de vendas e recursos financeiros.

  • A assinatura foi com as agências nacionais de pequenas empresas do Azerbaijão e do Brasil e o centro de internacionalização de pequenos negócios da ONU. (Divulgação)

Deixe seu comentário

Mais lidas