A tecnologia já permite há algum tempo que você acione eletrônicos, ligue o condicionador de ar ou aumente e diminua a iluminação de um ambiente usando apenas a voz. Agora, essa comodidade pode estar disponível também para quem busca um serviço público. A Dara, primeira IA especializada em serviços públicos e premiada como a melhor solução do Brasil para Cidades Inteligentes, recebeu uma atualização que permite que cidadãos “conversem” com os sistemas das prefeituras.

A assistente virtual inteligente é capaz de responder instantaneamente, 24 horas por dia, a centenas de serviços públicos, entre eles, a emissão de guias do IPTU, frequência escolar e atualização de cadastro. “Com a Dara, basta acessar o site da prefeitura, iniciar o chat com a assistente e acionar o comando de voz para escolher o serviço que deseja, o que facilita o atendimento especialmente para quem tem dificuldade de digitar ou prefere falar”, explica Ana Mees, Head de Inteligência Artificial da IPM Sistemas.

Para ela, o impacto da mudança poderá ser observado na melhoria do atendimento, que oferecerá uma resposta mais rápida e eficiente às demandas dos cidadãos. “Poder solicitar um serviço público simplesmente falando é algo que muda a dinâmica do atendimento e torna o processo mais acessível. É como se o cidadão tivesse uma linha direta com a administração pública, sem precisar navegar por menus ou digitar informações. Isso representa uma grande conquista em termos de inclusão e eficiência”, conclui.

A Dara já auxilia gestores públicos na análise de investimentos e previsão de cenários, como demandas futuras por educação ou mudanças na capacidade de atendimento na saúde pública. A nova funcionalidade de comando por voz será um dos destaques que a IPM Sistemas irá apresentar durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac) 2024, realizado de 6 a 9 de novembro em Balneário Camboriú. A govtech também apresentará o painel de gerenciamento da IA, que proporciona aos gestores municipais uma visão ampla das demandas da população. Desse modo, é possível fazer uma análise detalhada das necessidades dos cidadãos e tomar decisões com base em dados.