Projeto patrocinado pela SCGÁS busca democratizar o acesso ao teatro com apresentações gratuitas em escolas públicas

A partir da próxima semana, o "Roda-Roda: Teatro na Escola" retorna a algumas instituições de ensino para realizar 08 apresentações gratuitas do espetáculo "Aquelas que Moram Nela". O monólogo, protagonizado pela atriz negra Natele Peter, traz uma mensagem de amor e respeito por si e pelos outros. A narrativa, indicada para crianças a partir de seis anos, aborda de forma simples e poética a importância de cada indivíduo honrar sua ancestralidade.

A peça conta a história de uma menina que se muda para uma nova cidade, longe da avó com quem passava as tardes. Ao abrir as caixas na casa nova, ela encontra brinquedos feitos pela avó e, através dessas memórias, revive histórias que ouviu. Os ensinamentos contidos nelas a ajudam a enfrentar essa nova fase. "Procuramos, de forma sensível e acessível, trazer memórias afetivas para a cena e dialogar com as crianças sobre as histórias que nos formam", explica a diretora do espetáculo, Natália Curioletti.

"Estamos muito felizes em circular mais uma vez com o Roda-Roda, principalmente por apresentar um espetáculo com uma temática tão importante e urgente para ser trabalhada nas escolas. Esperamos que cada aluno/espectador se identifique com a protagonista e, assim como ela, reconheça e valorize sua história e a daqueles que vieram antes", afirma Eder Schmidt, coordenador do projeto.

Esta é a última etapa da terceira edição do "Roda-Roda", que busca levar o teatro a milhares de estudantes de escolas públicas. Desde seu início, a iniciativa já passou por mais de 20 cidades brasileiras, como São João Del Rei (MG), Descalvado (SP), Santa Maria Eterna (BA), e Estância (SE).

Realizado pela Art & Cena Produções, o projeto conta este ano com o patrocínio da SCGÁS, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. “É muito importante termos empresas como a SCGÁS junto com a gente. A cada nova turnê, percebemos que ainda há muitas crianças que nunca tinham tido contato com o teatro anteriormente”, agradece o coordenador artístico do projeto, Eder Schmidt.

CRONOGRAMA

25/9 - quarta

ITAPEMA

EMEB PROFa. ALINE CRISTINA VIDAL NUNES

Horário: 10h:45 | 13h:30

26/9 - quinta

FLORIANÓPOLIS

EBM ALMIRANTE CARVALHAL

Horário: 11h:00 | 13h:30

27/9 - sexta

FLORIANÓPOLIS

EBM ADOTIVA LIBERATO VALENTIM

Horário: 10h:15, 11h:15 | 13h:15, 14h:30

 

Fonte: Gerência de Marketing e Comunicação – SCGÁS