Logo Jornal

Domingo, 3 de Março de 2024




Entrevista da Semana

Nossa missão é fomentar o setor de alimentação fora do lar, diz a presidente da Abrasel, Juliana Mota

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

“Nossa entidade trabalha por mais de 75 mil estabelecimentos, que estão presentes em todos os municípios do estado”, acentua Juliana

Nossa missão é fomentar o setor de alimentação fora do lar, diz a presidente da Abrasel, Juliana Mota
Foto: Gelson Antunes
- Juliana Mota, presidente da ABRASEL

O verão começa oficialmente no próximo dia 22 de dezembro. A estação mais quente do ano é vista como um dos motores da economia catarinense, devido às diversas e variadas opções turísticas apresentadas pelo Estado.

Segundo o Almanach, Sistema de Inteligência Turística de Santa Catarina, o Estado aguarda aumento significativo na presença dos turistas no verão 2023/2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Há expectativa de crescimento de 10% no fluxo aéreo nos aeroportos de Florianópolis, Navegantes e Chapecó vindo, especialmente, aeronaves de São Paulo (capital), Guarulhos e Campinas.

Além disso, o turismo internacional também é observado com bons olhos pelo sistema Almanach. A previsão é um expressivo incremento de 146%, em relação ao ano de 2022. Os países sul-americanos devem liderar o ranking de visitantes procedente do exterior ao Estado: argentinos, chilenos e paraguaios podem formar o pódio.

Com a perspectiva positiva da nova estação, a Rede Catarinense de Notícias entrevistou Juliana Mota, Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Santa Catarina, sobre como o setor está se preparado para a temporada do verão 2023/2024. Juliana falou também sobre a missão da Abrasel, como os comerciantes podem fazer parte da associação, quais são os benefícios de ser associado e como os membros da entidade estão se preparado para a temporada.

RCN:O que é a Abrasel?

Juliana: A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é uma organização associativista, cuja missão é representar, desenvolver e fomentar o setor de alimentação fora do lar, cobrindo bares, restaurantes, padarias, confeitarias, cafés entre outros. Em Santa Catarina, a Abrasel trabalha por mais de 75 mil estabelecimentos, que estão presentes em todos os municípios do estado. O segmento gera milhares de empregos e negócios em Santa Catarina e é a porta de entrada para o primeiro emprego, além de representar uma significativa fatia da economia catarinense.

RCN: Como fazer parte da associação?

Juliana: Sempre gosto de explicar que a Abrasel trabalha por todo o setor, independentemente de a empresa ser associada ou não. Mas ser associado tem muitas vantagens. Para os interessados, mesmo para conhecer mais sobre a Abrasel, basta entrar em contato por meio do nosso Instagram @abraselsc, pelo telefone (48) 98432-4524 ou no email comercialsc@abrasel.com.br.

São muitos os benefícios de fazer parte da entidade. Eu poderia falar somente das taxas especiais para o recebimento de cartões, da redução da taxa dos vouchers refeição a quase pela metade - uma exclusividade da Abrasel - ou outras vantagens financeiras. Porém acredito que os programas de qualificação, as missões técnicas, as palestras exclusivas, os eventos, o network, os canais de conteúdo e comunicação exclusivos, a assistência, a rede de apoio, o recebimento de informações em primeira mão e de forma privilegiada e as amizades construídas sejam os pilares que fazem a entidade crescer e ser tão importante para o setor.

Não menos relevante, o trabalho que a Abrasel faz de representatividade, defendendo e ajudando o segmento a se fortalecer perante o poder público, também é um dos grandes benefícios em ser associado.

RCN: Como os associados estão se preparado para a temporada de verão?

Juliana: Para boa parte de nossos associados, a temporada é o momento de maior faturamento, principalmente no litoral. A Abrasel está em constante trabalho para também fomentar o turismo em outras regiões do estado. Nos meses que a antecedem a temporada, todos ficam de olho nas pesquisas oferecidas pela entidade e, baseados nos dados, avaliam a necessidade de aumento de equipe, participam de treinamentos exclusivos e recebem novidades para ajudar a atrair os clientes.

Em outras regiões, é o momento de dar férias coletivas, de aproveitar para realizar manutenções, treinamentos e ajustar a casa para receber os clientes na volta das férias.

A receptividade, o bom atendimento e a gastronomia de Santa Catarina, são atrativos diferenciados para os turistas e o objetivo é melhorar sempre para crescermos mais.

RCN: Dicas para o setor durante a temporada?

Juliana: Conforme comentado anteriormente, o trabalho junto aos associados para a temporada inicia muito antes, com os cursos e palestras de qualificação. Também há os encontros, como os happy hours para troca de ideias e apresentação de novas soluções, além da assistência para a resolução de problemas.

Como dica, fica a lembrança da importância de acompanhar o CMV e os custos da operação, o desenvolvimento de um marketing mais eficiente e o cuidado com a jornada do cliente.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br